segunda-feira, 30 de novembro de 2009

FIAM NEUTRALIZA SUAS EMISSÕES DE CARBONO

A V FIAM_Feira Internacional da Amazônia que se encerrou ontem (29/11/09) em Manaus inovou na questão do trato ambiental.
Pela primeira vez, a Coordenação do Evento dedicou especial atenção à questão ambiental e decidiu buscar uma parceria para realizar a neutralização das emissões de carbono geradas na feira.
A necessidade de apresentar para a sociedade práticas sustentáveis em suas ações, a Suframa começou um programa piloto na instituição que se estendeu até a feira.
Isabela Figueira, uma das participantes da gestão da ação, explica que o projeto piloto nasceu internamente e que a articulação de parcerias possibilitou a execução.
Um trabalho de conscientização junto aos expositores para que os mesmos realizassem o descarte dos resíduos em recipientes apropriados (kits-coletores), os quais foram disponibilizados em vários locais da feira, foi a chave inicial do projeto.
Integrando essas ações, a Semulsp_Secretaria Municipal de Limpeza Pública de Manaus atuou intermediando a presença de várias cooperativas de recicladores/catadores, viabilizando para que a cada dia da feira uma instituição diferente pudesse fazer a coleta, convém lembrar que, a Suframa, em ordem com a necessidade, disponibilizou a todos os coletores o kit coleta, composto de botas, luvas, capacetes, roupas adequadas e sinalizadas, além de prover o transporte dos resíduos até os núcleos de seleção.
A organização do projeto, estima que cerca de 10/ton. de resíduos foram gerados ao longo do evento, o inventário das emissões deverá estar pronto até final de dezembro/2009 para que em janeiro/2010 possa ser iniciado o plantio das árvores em uma área de Manaus que ainda será definida.
Os cálculos das emissões estão a cargo do IBDN_Instituto Brasileiro da Defesa da Natureza, parceira da Suframa nessa empreitada a qual detém expertise na área e que já é parceira do Amazon Sat nesse mesmo tipo de ação.
Parabenizo a Suframa por contribuir com ações concretas objetivando reduzir a emissão de gases de efeito estufa e neutralizar as emissões de carbono geradas pela realização da Fiam e poder usar o selo concedido pelo IBDN que contém a expressão “EVENTO NEUTRALIZADO”

Nenhum comentário:

Postar um comentário