sábado, 21 de novembro de 2009

PAIXÃO, Tema do Garantido 2010

A Paixão é o sentimento que une a grande massa criativa do boi bumba Garantido, a Nação Vermelha e Branca ou Galera Encarnada. A Paixão é o elo desses milhares de “loucos” torcedores que, espontaneamente, promovem todos os anos, um show à parte nos espetáculos de arena do boi Garantido. Vibração, unidade coreográfica e emoção, são algumas substâncias que transformam esse coro uníssono, no clímax dos espetáculos nas três noites do Festival de Parintins.
É de arrepiar quando acontece a catarse na Galera. É um momento único, uma revolução da alegria. É justamente neste momento, que a torcida do boi Garantido exerce sua Paixão absoluta, com energia e garra que vem de uma felicidade inexplicável, para explodir na hora certa.
Cantando com força sobre-humana, a Galera pula e jogando os braços para o ar durante as duas horas e meia de espetáculo, inspirando belíssimas letras, que se tornaram pérolas do tema. Está no trecho “eu te amo de paixão meu boi...” – em Minha Sina de Inaldo Medeiros, por exemplo.
Há certo fanatismo sim, uma devoção ao boi de pano com o coração na testa, mas, diferente da devoção religiosa que deposita sua fé no divino, o boi é expressão de alegria, como folguedo, elemento do populis, simboliza sonhos. Brinquedo da profanação que mata o boi e o ressuscita em panos, para que viva eternamente na cultura popular, que por instantes, nos liberdade das correntes sociais e econômicas que nos divide em classes e nos torna tão diferentes, apesar de sermos iguais.
Este sentimento, que leva a Galera do boi Garantido à catarse será o título dos espetáculos de arena em 2010: “PAIXÃO”. Tema e fio condutor de um passeio artístico e sensível pelas tradições folclóricas da Baixa do São José e, sobretudo, pelas particularidades da Amazônia. Paixão que estará presente em todos os setores do boi na construção de um espetáculo dedicado a Nação Vermelha e Branca, para que possa se orgulhar do Garantido Campeão.
Fonte: Comissão de Artes do Garantido

11 comentários:

  1. Eu amei o Tema do Boi Garantido 2010...Todos estão de Parabêns!


    by: Rita ( Manaus -Am )

    ResponderExcluir
  2. A paixão – E algo que faz mover todos os torcedores do Boi Bumbar Garantido! Mesmo perdendo o Rei! O Garantido é e sempre será uma caixinha de surpresa! Não importa o que os outros falem! Somos a torcida do amor; da Fé; da Alegria; da Esperança; A Nação vermelha e Branca espera o ano intero para chegar o mês de Junho, pro grande espetáculo de Cultura, Emoção e Amor! Somos levados pela Paixão – A ter no Coração o verdadeiro Campeão! Garantido minha eterna Paixão! (Marcelo Guedes - Manaus - AM).

    ResponderExcluir
  3. meu boi é surpreendente!!e d superaçao...
    nao troco por nada!!

    ResponderExcluir
  4. paixao é o teme. porem o CAPRICHOSO é muito mais q isso, por isso mostrará na arene q sabe valorizar o seu povo em especial o REI.............

    ResponderExcluir
  5. sai fora dai man!!!isso é o site do garantido!!!proibida a entrada de xerox!

    ResponderExcluir
  6. só pq eu te amo meu boi nada, nesse mundo te supera tu és a alma da arena alma de parintins meu rei minha vida minha "PAIXÃO" te amo mais q tudo nunca vou decha de ser GARANTIDO pois ele é um exemplo de vida para todos, agora meu boi mostra para esse boisinho xereca q se chama Caprichoso q quem manda na arena do bumbodrio es tus te amo por de mais tu és a minha "PAIXÃO!

    ResponderExcluir
  7. SÕ QUEM AMA SABE O QUE SIGUINIFICA PAIXÃO E EU AMO O GARANTIDO.....

    ResponderExcluir
  8. ITACOATIARA AMA O GARANTIDO DE PAIXÃO,EM 2010 ESTARA PRESENTE NO BUMBODROMO PARA SER MAIS UMA VEZ CANPEÃO COM O BOI DO POVÃO.

    ResponderExcluir
  9. Paixao e garra vermelho e branco e o boi do povão Raimundo alfaia manaus 18/11/12

    ResponderExcluir