quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Água, vai faltar ou não?


A grande pergunta da humanidade e que ainda não se tem uma resposta segura é:
Vai faltar água no mundo?

Quando observamos o nosso planeta e vimos a imensidão dos oceanos, das calotas polares cobertas de gelo, dos mares e dos rios, achamos que nunca irá faltar água pra gente.
A quantidade de água no Planeta Terra, é a mesma há milênios e não se altera, continua com os mesmos 1,4 bilhão de quilômetros cúbicos.

Mas, a realidade é dura e mostra que é provável sim a falta de água para humanidade em algumas décadas.

É claro que a água não vai acabar assim do nada, evaporar e nunca mais voltar ao estado líquido, o que os cientistas anunciam, e com muita propriedade, é que vai faltar água potável em algumas partes periféricas do mundo, e ai, surgem outras questões ainda mais relevantes, e aquelas nações que tem em seu território grandes reservatórios de água doce ou grandes aquíferos? - Como protegerão suas riquezas? -Será que acontecerá a formação da OPEP das águas, uma OPPA_Organização dos Países Possuidores de Água? –Será que haverá guerras entre nações pelo domínio da água acumulada???

Portanto são tantas as questões e que merecem muitas respostas e cada uma delas para um ponto específico e não se pode garantir que a solução para uma nação sirva para outra.

As nações e os governos juntamente com organismos multilaterais, como a ONU, Banco Mundial etc, devem trabalhar juntos na busca das soluções que atendam as necessidades atuais e da mesma forma, as futuras gerações.

Faça a sua parte, comece economizando o consumo de água no seu cotidiano, na empresa, na escola, onde for possível a sua contribuição, o que você faz, conta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário