quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Água, a equação dos recursos versus consumo

Continuando o tema da semana "água", escrevo agora sobre como o consumo pode entrar em colapso e vir a faltar para milhares de seres humanos, as principais ameaças vem da qualidade da água disponível e desperdício do líquido precioso.
A ONU, afirma que nos países em desenvolvimento, até 90% do esgoto é lançado nas águas sem qualquer tipo de tratamento. Dados disponíveis registram que algo entre 300 e 500 milhões de toneladas de metais pesados, solventes, produtos tóxicos, lixo e dejetos de todas as espécies são jogados diretamente nas águas pelas indústrias, por este caminho, não tem rio que resista a tamanha agressão perpetrada pela ação direta do homem.

Uma outra causa, decorre da perda excessiva de água tratada causada pelo uso inconsequente, pelo uso excessivo, pelo desperdício das indústrias e também pelo homem.

Como comentei anteriomente, com essas ações devastadoras executadas pela industria e pelo homem, certamente a falta de água potável no mundo é só uma questão de tempo, e então quando esse tempo se aproximar, os olhos de todas as nações do mundo se voltarão para o Brasil.

O Brasil detem as maiores reservas de água doce do mundo, e estão disponíveis em dois pontos distintos do País, a mais conhecida está na Bacia do Amazonas sendo facilmente visualidado atarvés dos corpos d'água dos caudalosos rios, a outra está no subterrâneo, é o Aquífero Guarani, um super poço subterrâneo que cruza sete estados do Brasil e também avançam para o Paraguai e Uruguai, neste aquífero, estudos afirmam que existem cerca de 37 mil quilometros cúbicos de água potável. O Brasil utiliza apenas 5% desse potencial

Um papel de protagonismo deve ser assumido pelo Brasil na cenário mundial, demonstrando como utiliza seus recursos hídricos de forma responsável, para isso, sejamos agentes da mudança, procurando fazer o uso racional e consciente da água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário