terça-feira, 17 de novembro de 2009

Frutos Amazônicos




No final desta semana que passou, aconteceu em Manaus o I Workshop Agricultura do Trópico Úmido, evento promovido pelo INPA_Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Nesse evento, cientistas, pesquisadores e órgãos do Estado, puderam discutir e constatar as imensas dificuldades enfrentadas pelos agricultores da Amazônia, onde também se buscou alternativas para o desenvolvimento da agricultura regional.

Historicamente vimos que a agricultura nessa região não progride, não consegue avançar, apesar de dispormos de condições favoráveis ao plantio e cultivo, que vão desde disponibilidade de água, solo e sol.

Mas, para aqueles formadores de opinião e alguns burocratas de Brasília, todas as vezes que se fala em estabelecer programas de agricultura intensiva surge a corrente que defende que esse formato de uso da terra levará ao aumento do desmatamento.

Temos que ser sensatos, além de combater o desmatamento, é necessário que se ofereça alternativas de sobrevivência ao agricultor e que ao mesmo tempo, ofereçam condições de produzir um excedente que traga renda e resultado econômico do uso do solo.

Um caminho que vejo, seria trabalhar projetos de agricultura que considerem o uso e consumo dos frutos regionais, massificando seu consumo nas escolas, academias, hotéis, lanchonetes e restaurantes, demonstrando os benefícios (proteico e vitamínico) do seu consumo diário, tornando-se conhecido do grande publico frutos como araçá-boi, camucamu, acerola, cubiu e outras tantas que se juntariam ao cupuaçu, ao açaí, ao buriti, a graviola, o abacaxi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário