quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Gasoduto Urucu-Manaus, uma realidade parcial


Iniciado há mais de 3 anos, rasgando floresta adentro,a Petrobrás inaugura em Manaus,nesta quinta-feira (26/11/09) o gasoduto Urucu-Manaus que trará gás natural de Coari até a capital do Estado do Amazonas, neste percurso, sete ramais foram construídos para viabilizar energia para os municípios sob a influência do gasoduto, entre eles, Anori, Anamã, Caapiranga, Coari, Codajás,Iranduba e Manacapuru, finalizando com mais dois ramais em Manaus, um para usina de Aparecida e outro para usina do Mauazinho.
No dia 26/Nov/09, o gasoduto abre oficialmente a sua operação comercial com a distribuição de gás, inicialmente para as usinas geradoras de energia de Manaus, que substituirá totalmente o uso de óleo diesel e combustível. Estima-se uma economia da ordem de 1,2 bilhão com essa conversão.
A disponibilidade do gás veicular e residencial está programado para meados de 2010.
A obra de 670 km recebeu espantosos investimentos de 4,5 bilhões, valor bem superior ao que a Petrobras previra inicialmente algo como 2,4 bilhões. Números indicam que a obra gerou aproximadamente 26 mil postos de trabalhos, sendo 6,82 mil diretos e mais de 19,6 mil indiretos.
Em funcionamento normal, o gasoduto deverá transportar 4,7 milhões de metros cúbicos por dia, que atenderá a demanda necessária ao crescimento da cidade de Manaus nos próximos 30 anos.
Todavia, o principal fator a ser considerado, além da economia financeira, será da ordem ambiental, essa mudança da matriz energética reduzirá substancialmente as emissões de gases poluentes lançados na atmosfera, especialmente o dióxido de carbono, um dos principais GEE_Gases de Efeito Estufa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário