terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Compromissos do Brasil, Estados Unidos, China e Índia na COP-15


A cúpula sobre mudança climática em Copenhague acontecerá entre os dias 7 e 18 de dezembro e lá estarão os representantes dos principais países emissores dos GEE_Gases de Efeito Estufa, dentre esses países, os Estados Unidos, a China, a Índia e o Brasil serão os protagonistas da conferência, veja a seguir como deve ser a proposta de cada um deles.

Os Estados Unidos:
Os EUA vão prometer cortar suas emissões de gases-estufa em 17 por cento até 2020, em comparação com os níveis de 2005, afirmaram autoridades da Casa Branca -- e fazer os ajustes depois que a lei norte-americana for concluída.
Isso corresponde a um corte de três por cento nas emissões norte-americanas em comparação com os níveis de 1990 - muito menos ambicioso do que o proposto por outros países desenvolvidos, incluindo o bloco de 27 nações da União Europeia, que prometeu uma redução de 20 por cento com relação a 1990.
Os EUA também vão se comprometer com um corte de 18 por cento até 2025 e de 32 por cento até 2030 em comparação com os níveis de 1990, afirmaram as autoridades.

A China
A China, maior emissor de gases de efeito estufa, anunciou na semana passada uma meta de cortar a quantia de dióxido de carbono produzida para cada yuan da renda nacional entre 40 e 45% até 2020 - em relação aos níveis de 2005.

A Índia
Em Nova Delhi, a Índia, outro importante país ainda acena com metas, o governo indiano se declarou disposto a assinar um "objetivo global ambicioso" para a redução de emissões de gases do efeito estufa neste sábado (28). Entretanto, o país condicionou esse passo a um "paradigma que divida a carga" entre os diferentes países, não definindo nenhum corte preciso de suas emissões, mas a imprensa indiana afirma que o país prevê reduções de entre 20% e 25%.

O Brasil
O Senado do Brasil aprovou nesta quarta-feira (25) o projeto de lei (PLC 283/09) que cria a Política Nacional sobre Mudança do Clima. O projeto fixa em lei o compromisso do Brasil de reduzir, até 2020, suas emissões de gases de efeito estufa dentro do limite que vai de 36,1% a 38,9%, com base nas taxas do relatório de emissão até 2005.

A poucos dias do início da Conferencia do Clima em Copenhague, especialistas dizem ser improvável um “acordo vinculante”, mas acreditam num pacto político.

Nenhum comentário:

Postar um comentário