segunda-feira, 1 de março de 2010

Iceberg gigantesco se desprende na Antártida

Estudos conduzidos por cientistas dos ramos da oceonagrafia e do clima indicam que o aquecimento global está derretendo partes da calota polar, fotos de satélites comparando períodos de observação sugerem uma redução bastante significativa.
Neste final de semana que passou, foi notícia que um gigantesco iceberg se desprendeu das geleiras e flutua nas águas próximas a Nova Zelândia, esse imenso iceberg tem o tamanho da superfície das cidades do Rio de Janeiro e São Paulo juntas.
Com uma espessura média de 400 metros, o iceberg pode perturbar a biodiversidade do oceano, tal como os pinguins. Esse iceberg se desprendeu da geleira Mertz ao colidir com um outro iceberg conhecido como 89B, que estava também a deriva, estudo publico na semana passada também indica que esse deslocamento do gigantesco iceberg pode alterar as correntes oceânicas em todo o mundo
Não só na Nova Zelândia esses fenômenos estão acontecendo, mas uma imensa transformação está em curso com o derretimento das geleiras e o desprendimento de grandes porções na forma de icebergs, contudo esse derretimento está contribuindo com a elevação dos níveis dos oceanos com consequências potencialmente desastrosas para milhões de pessoas que vivem em ilhas próximas aos oceanos.
Segundo um relatório, a Groelândia, perdeu cerca de 1.500 gigatoneladas (1 gigatonelada é igual a 1 bilhão de toneladas) de gelo entre 2000 e 2008.
Tanto os ciclos naturais como a mudança climática provocada pelo homem, contribuem para o provável colapso das geleiras na Antártida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário