domingo, 28 de fevereiro de 2010

Lábrea, municipio na calha do Rio Purus




Lábrea, município do Estado do Amazonas, distante 702 km em linha reta e 1.672 km por via fluvial da capital do Estado Manaus, localizado na calha do Rio Purus, festeja no próximo final de semana 5 a 7/fev os seus 124 anos de existência, promovendo uma grande festa com atividades esportivas e culturais.
O principal evento do município é a “Festa do Sol”, que acontece na ultima semana de agosto, na Praia de Lábrea , quando o tema ambiental é trabalho de forma transversal, demonstrando aplicações e usos de materiais, reciclados, em forma de trajes típicos da região do Purus.
A população do município, segundo dados do IBGE é de 39.000 habitantes, considerando zona urbana e rural.
Na economia, o município é o maior produtor regional do “feijão de corda”, que é cultivado na várzea, dados de 2009 indicam uma produção de 200 toneladas, cultivo esse que se transformou na base da agricultura familiar local. Além disso, os segmentos de pesca, pecuária e movelaria movimentam a economia local.
Em conversa com o Secretário de Educação e Cultura Valdiney Lima explicou que em relação à educação, o município dispõe de 10 escolas urbanas de ensino fundamental, além de, mais três escolas de ensino fundamental e uma escola de ensino médio que são da rede estadual. Fazem parte desse sistema cerca de 300 professores na rede municipal, quase todos graduados em Normal Superior pela UEA e Pedagogia pela UFAM.
A UEA_ Universidade do Estado do Amazonas oferece vários cursos superiores como forma de criar massa crítica na cidade e contribuir com o desenvolvimento da região.
Em um universo de 150 comunidades rurais, que a consome ate oito dias para entrega de merenda escolar, o município dispõe para essa população de 96 escolas rurais e mais 44 indígenas, que compreende as etnias Palmari, Apurinã, Jarauara, Jamamadi.
O município, hoje dispõe de um conselho municipal de educação e de um sistema municipal de educação que regula a proposta pedagógica de ensino do município.
O tema meio ambiente é trabalhado de forma transversal e conta com auxilio de organizações do terceiro setor para aplicação das políticas educacionais em conjunto com as ambientais.

5 comentários:

  1. Olá George, obrigado por divulgar nossa cidade no seu blog. Apesar de não gostar da "Festa do Sol", agradeço por mostrar uma de muitas fotos desse evento, realizado todos anos, nos últimos dias do mes de agosto. Explico porque não gosto: Vejo a "Festa do Sol" como um grande portal para a prostituição em nossa cidade, além do alto consumo de bebidas alcóolicas que são consumidas durante os três dias de evento, o que a meu ver degenera as famílias de bens, que queira ou não são envolvidas pela euforia dos jovens; que não sabem que estão sendo como marionetes nas mãos dos politicos locais.
    Antonio Carlos.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Antonio,
    Estive em Lábrea e gostei muito do povo, andei nas feiras, nas lojas, nos lanches, nos restaurantes,na própria universidade e pude perceber neles uma vontade muito grande em ter uma cidade melhor, mais saúde, mais educação, mais segurança, uma coleta de lixo regular e por fim, regularidade no fornecimento de energia.
    A sociedade de Lábrea merece tudo isso, o Estado tem que fazer sua parte e oferecer a população melhores condições de vida, que sei que em breve, esse grande momento vai chegar.
    Quanto a festa, aceito suas ponderações, mas com políticas públicas que combatam ações deletérias isso pode acabar.
    No mais, torço por um futuro brilhante para essa cidade que me acolheu por mais de 2 semanas e que me traz boas recordações.

    ResponderExcluir
  3. ola camarada eu sou JANIO RODRIGUES gostaria que se vc tiveres alguma materia sobre canutama am coloque em seu blog eu fasço parte de um grupo aqui no sul de canutama chamado S.O.S SUL DE CANUTAMA E GOSTARIAMOSde saber tudo sobre canutama ok email rodrigovpl.pvh@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Olá Senhor George Dantas, acabei o encontrando, em meio de uma pesquisas na net surgi seu blog. rsrsrsrsr.Por onde andas que não dá mais noticias? Vê se aparece....
    Abraços Yone (yone_life@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  5. izalete, ola Dantas, obrigado por vc falar tão bem da nossa cidade,e que
    Lábrea estará sempre de braços abertos p vc. volte sempre.

    ResponderExcluir