sábado, 13 de fevereiro de 2010

Carnaval: Como conciliar Espetáculo e Organização

Já é Carnaval.
Estamos em plena quadra momesca pelo Brasil afora, com destaque inicialmente para o carnaval específico de Salvador ancorado no ritmo do Axé, no Recife e Olinda ao som do frevo, e em São Paulo (ontem), em Manaus hoje, e no Rio de Janeiro a partir de amanhã.
Em Manaus, o desfile das escolas de samba do grupo especial acontece a partir de hoje a noite na Avenida do Samba, que a partir da próxima segunda-feira se transforma na avenida da toada ao receber o Carnaboi.
O Carnaval de Manaus há algum tempo atrás se reputava com o segundo mais importante do Brasil, atrás apenas do carnaval do Rio de Janeiro, mas o que se vê hoje em dia, é apenas resquícios do que já foi um exemplo de organização fora das quadras e dentro do Sambódromo com belas e imponentes alegorias e especialmente sambas de enredo de altíssima qualidade.
O espetáculo, que se pretende apresentar ao público que aprecia a nossa maior manifestação cultural, carece de qualidade organizacional dos gestores das escolas, em vista dos recursos financeiros públicos que recebem dos governos estadual e municipal.
Não cabe mais nos dias de hoje, uma agremiação receber um recurso financeiro em fevereiro e até janeiro do ano seguinte não conseguir fazer uma simples prestação de contas, isso é de um primarismo que não se aceita mais.
Da mesma forma, as organizações gestoras da festa necessitam estabelecer regras claras desde o início para dar clareza e respeito ao que foi combinado, vide o exemplo de escola brigando na justiça por galpão na Morada do Samba.
Considero acertada a decisão da SEC_Secretaria de Estado da Cultura do Amazonas em auxiliar neste processo promovendo uma capacitação “obrigatória”a todas as agremiações, como forma de dar um salto de qualidade artística e administrativa, e que isso possa vir representar, a partir de 2011, em uma nova forma de se fazer carnaval em Manaus.
A todos, um bom carnaval, com muita alegria, muita diversão e respeito ao próximo.
Finalizando, SE BEBER, NÃO DIRIJA, ESSA É A REGRA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário