quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Audiência Pública do Plano Diretor de Resíduos Sólidos de Manaus

Acontece amanhã (19), a partir de 8:30h no Auditório da Prefeitura de Manaus, na Compensa, a Audiência Pública que vai discutir o PDRS_Plano Diretor dos Resíduos Sólidos da Cidade de Manaus, essa audiência é a continuidade da primeira que aconteceu no dia 16/jan, que não tinha quorum suficiente para deliberar um tema tão importante para cidade.
O Plano Diretor dos Resíduos Sólidos é baseado em princípios de não geração de resíduos sólidos, que pune aqueles que geram muito resíduos e premia que gera baixa quantidade de resíduo.
A participação da sociedade é importante, em traçar as diretrizes que vão nortear o gerenciamento de todo o resíduo produzido na cidade de Manaus.
O IBAM_Instituto Brasileiro de Administração Municipal é o organismo que está conduzindo o estudo, contratado que foi pelo Governo do Estado do Amazonas, através do Prosamim.
A base de todo o estudo desse Plano Diretor está ancorada no conceito de gestão integrada de resíduos sólidos, considerando metas e objetivos de redução de geração de resíduos, reutilização e reciclagem e que a limpeza pública e coleta dos resíduos sejam extensivos a toda a população.
Lembrando que nesse estudo, a Taxa do Lixo recém aprovada pela Camara Municipal de Manaus foi considerada, que levará o cidadão a pagar um valor entre R$ 90 e R$ 160/ano para ter seu lixo recolhido pela limpeza pública, através de empresas terceirizadas a partir de 2011.
Não podemos nos omitir nessa questão, a sociedade organizada deve comparecer a audiência pública e participar dessa discussão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário