quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

O Lixo Eletrônico

Há dias atrás, uma reportagem apresentava o Brasil como o primeiro, num ranking perverso, como o País que mais gera “lixo eletrônico”.
O lixo eletrônico compreende os celulares, as tv’s antigas de tubo de cinescópio, os monitores de computadores, as baterias de celulares, os PC’s, e junto com esses produtos, todos seus acessórios.
O capitalismo comercial estimula os usuários a trocas constantes de produtos por outros novos e mais modernos com mais “atrativos tecnológicos” que façam as pessoas trocarem seus produtos e ao trocarem, não sabem o que fazer com seus produtos antigos.
Como a maioria dos fabricantes não oferece “postos de coleta” para que os usuários possam descartar corretamente aqueles produtos que não tem mais uso, acabam descartando diretamente esses produtos como lixo doméstico, concorrendo para a poluição do solo nos aterros sanitários das cidades.
O consumidor de produtos eletrônicos deve cobrar das empresas e das operadoras de celular , a disponibilização de pontos de coleta para que esses artigos possam ser encaminhados para empresas que desmontem, aproveitem o que for possível para reciclar e descartar, apenas o que por compatível com o lixo.
Por outro lado, o poder público e a sociedade devem trabalhar políticas públicas que tratem essa questão como prioritária em favor do meio ambiente.
Quanto a nós, consumidores, vamos assumir uma postura ambientalmente correta, evitando descartar produtos eletrônicos diretamente no lixo doméstico, com isso, evitaremos a contaminação do solo e os lençóis freáticos.

2 comentários:

  1. O consumidor de produtos eletrônicos deve cobrar das empresas e das operadoras de celular , a disponibilização de pontos de coleta para que esses artigos possam ser encaminhados para empresas que desmontem, aproveitem o que for possível para reciclar e descartar, apenas o que por compatível com o lixo. Eu concordo com esta colocação só que não é o que acontece. Hoje no Brasil o que realmente acontece e o chamado garimpo urbano pois retiram o que tem valor e o restante e destinado de forma totalmente errada. Mais graças a Deus existe empresas que ja estão mudando esta realidade como a Reciclatronic em Santa Catarina

    ResponderExcluir
  2. Lixo digital ou Lixo eletrônico?
    Se você é está em Manaus e quiser se livrar de computadores com defeito ou ultrapassados, eu os recebo em forma de doação.
    Qual a destinação?
    Algumas peças podem ser reaproveitadas e utilizadas em consertos de outros computadores, os que puderem ser consertados voltam ao mercado a preços simbólicos a pessoas de baixa renda e os que não tiverem terão uma destinação adequada (reciclagem).
    Quem ganha com isso?
    a. Eu economizo em peças de reposição;
    b. Você se livra do lixo eletrônico que só está ocupando espaço em sua casa ou escritório sem gastar um centavo;
    c. e o meio ambiente agradece.
    (92) 9235-5665 / (92) 8168-9630 - Eduardo

    ResponderExcluir