sábado, 20 de fevereiro de 2010

Reflexões sobre o Carnaval e Carnaboi

A gestão do Carnaval de Manaus, hoje é dividida entre a SEC e a AGESMA, que enfrentaram vários problemas até que o desfile das escolas acontecesse na passarela do samba.
Questões ligadas ao regulamento do acesso e descenso, pois com o questionamento da Escola de Samba Presidente Vargas ficou demonstrado a fragilidade desse regulamento. As regras do jogo devem ser claras, não serem mudadas no decorrer do processo, pois só assim vai adquirir credibilidade e respeito por todas as agremiações.
A questão do uso dos barracões também precisa ser sistematizado, em relação a escola que vai descer para o grupo de acesso e a que vai subir para o grupo especial, a AGESMA necessita estabelecer um formato de troca que não prejudique aquela escola que está subindo.
Outro ponto negativo da festa, é a falta de uma regra a respeito dos carros alegóricos, que após o desfile são jogados na via pública e que são destruídos pela população que joga resíduos no igarapé que margeia os barracões, uma ação em favor do meio ambiente se torna mais do que necessária, é obrigatória.

Referente ao Carnaboi, neste ano assistiu-se a uma das festas mais fracas de todos os tempos, baixa presença do público na pista, nas arquibancadas, camarotes desertos e show artísticos apenas razoáveis, com honrosas exceções ao longo dos dois dias da festa.
Fato é, que esse formato do Carnaboi já está esgotado, precisa de uma reformulação urgente, e cabe a SEC tomar para si, junto com os artistas, a responsabilidade de discutirem uma nova versão do evento para 2011.
Destaco com um dos fatores para o pouco sucesso da festa, a falta da obrigatoriedade do uso do tururi nas dependências internas do sambódromo, penso que, todo aquele público que não estiver portando um tururi do ano corrente, seja direcionado automaticamente para as arquibancadas, e na pista central e lateral, acesso apenas para quem estiver usando o tururi.
Vamos esperar que as autoridades e gestores dos dois eventos aproveitem as críticas e façam uma reflexão, e se juntem para planejar e executar o carnaval e o carnaboi mais brilhante.

2 comentários: