segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Manaus, subsede da copa 2014 que quer ser verde

Em 2009, Manaus foi indicada para ser uma das subsedes do mundial de futebol, promovido pela FIFA, resultado de um planejamento técnico do governo do estado, que acreditou desde que o Brasil foi anunciado como sede do mundial de 2014, que colocaria o Amazonas e a sua floresta intocada como o grande diferencial, realizando uma “copa do mundo verde’, ou uma “copa sustentável” conforme slogan utilizado no marketing institucional do governo”.
Todavia, a realidade ambiental da cidade de Manaus ainda é muito precária e carece de ações mais profundas no trato dessa questão.
Uma bandeira que a cidade de Manaus pode adotar é a que trata do gerenciamento dos resíduos sólidos para reciclagem, estatísticas disponíveis demonstram que apenas 5% do que poderia ser reciclado são enviados para uma destinação correta, ou seja, 95% de plásticos, papel, metais, vidros etc. são misturados ao lixo comum e descartados diretamente no aterro sanitário.
Observo que duas causas podem ser apontadas como responsáveis por estes números, de um lado o poder público e do outro lado à sociedade.
É dever constitucional do município, cuidar dos resíduos gerados na cidade de Manaus e para executar esse gerenciamento necessita criar políticas públicas que considerem a parceria com cooperativas de reciclagem, que farão o correto aproveitamento desses materiais.
Além disso, a sociedade precisa despertar para essa questão ambiental e se engajar no processo de reciclagem, de um lado, o poder público disponibilizando a coleta pública seletiva nas ruas e também criando um número considerável de “pontos de coleta” nas diversas zonas da cidade.
O tempo corre e as ações do poder público e da sociedade precisam começar a deslanchar, do contrário, nossa cidade vai ter muitas dificuldades em se mostrar como uma subsede verde do mundial de futebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário