sábado, 27 de março de 2010

Hora do Planeta 2010


Dia 27/mar (sábado) no período entre 20h30 e 21h30 acontece o evento organizado pelo WWF, conhecido no mundo todo como Hora do Planeta. O gesto de desligar todas as luzes por uma hora é para simbolizar a importância de ações no combate ao aquecimento global.
Neste ano, a intenção é despertar governos e sociedade a necessidade de defender ecossistemas terrestres, aquáticos e matas ciliares. O mote usado na versão nacional da Hora do Planeta 2010 foi escolhido por alguns motivos: a água é um dos elementos mais importantes do globo terrestre e que mostrará os impactos das mudanças climáticas seja pelo excesso (cheias e enchentes) ou pela falta (seca); manter florestas em pé significa garantir o equilíbrio dinâmico da natureza e a possibilidade de boa adaptação dos efeitos do aquecimento global, já que o solo e a biodiversidade estarão protegidos; no Brasil, o desmatamento é o principal culpado pelas emissões de carbono; e o respeito ao Código Florestal Brasileiro, responsável por regulamentos fundamentais à manutenção da vida, é fundamental.
O WWF-Brasil está promovendo essa campanha e pela segunda vez, nossa cidade de Manaus está incluída no evento. Em Manaus, estão confirmadas ações do Governo do Estado e da Prefeitura da Cidade, além de outras organizações da sociedade.
O Estado vai participar apagando as luzes do Teatro Amazonas enquanto a Prefeitura vai promover o evento no Parque dos Bilhares e na Lagoa do Japiim. A Prefeitura de Manaus garante que mais de 600 pessoas formarão um círculo no entorno do lago artificial do parque, com velas acessas durante os primeiros minutos que as luzes forem desligadas.
A UFAM_Universidade Federal do Amazonas promoveu na sexta-feira (26), as 17h no hall do ICHL uma palestra sobre o tema., seguido de um debate no campus entre professores, alunos e sociedade.
A UEA_Universidade do Estado do Amazonas está mobilizando seus alunos em Manaus e nas unidades do interior do estado do Amazonas, em Lábrea, os alunos do curso superior de Tecnologia Ambiental em parceria com a Igreja vão promover uma ação na praça central em que as luzes da igreja serão apagadas, simbolizando a luta contra os excessivos cortes de energia na cidade.
A edição 2010 da Hora do Planeta já bateu o recorde de países participantes. Até agora, 92 nações confirmaram presença. Desse total, 18 participam pela primeira vez da Hora do Planeta, entre eles, Nepal, Mongólia, Madagascar, República Tcheca, Paraguai, Camboja, Panamá, Arábia Saudita, Tanzânia e as ilhas Mariana do Norte (que integram um arquipélago do Pacífico Norte e são um estado associado aos Estados Unidos). Alguns ícones mundiais confirmados: Torre de Tóquio (em Tóquio) e o Portão de Brandenburgo (em Berlim).

Eu vou fazer a minha parte, entre 20h30 e 21h30 de hoje todas as luzes da minha residência serão apagadas colaborando com o evento contra o aquecimento global e em favor do meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário