sexta-feira, 19 de março de 2010

Lixão do Pacífico


Nesta semana, o mundo tomou conhecimento da primeira lixeira marinha que se tem conhecimento.
Trata de uma área gigantesca situada entre o litoral da California e o Havai, essa área é agora conhecida como “Lixão do Pacífico” , onde toneladas de resíduos descartados irregularmente pelo homem.
O plástico é o grande vilão desse lixão a mar aberto, estima-se em algo como 1,6 mil quilômetros, essa área seria superior ao tamanho de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Góias juntos.
Nesse ecossistema maligno, tudo se mistura o plástico com plâncton e leva os animais marinhos a reconhecerem aquilo como alimento e ingerir quantidades imensas de lixo, existe casos de anomalias comprovadas, como um tartaruga que cresceu com um anel de plástico no casco, ou como um albatroz com um emaranhado de fios no corpo.
O Comandante Charles Moore foi que descobriu esse lixão marinho e fez questão de divulgar essa agressão ao meio ambiente. e comenta “Gostaria que o mundo inteiro percebesse que o tipo de vida que estamos levando, isso de jogar tudo fora, usar tantos produtos descartáveis, está nos matando. Temos que mudar, se quisermos sobreviver”.
No Hawai, Kamilo Beach recebe tantos dejetos marítimos que acabou virando um lixão a céu aberto. Basta procurar um pouquinho para entender a origem de todo o plástico que chega até a praia. Em uma embalagem, caracteres chineses. Uma bóia de pescadores provavelmente veio do Japão. Um pouco mais adiante, há o pedaço de um tanque de plástico com ideogramas coreanos.
E olha que Kamilo Beach está mais de 1 mil quilômetros distante do Lixão do Pacífico, no extremo sudoeste da ilha de Hilo, no Havaí. Kamilo Beach dificilmente vê um gari. O plástico que chega lentamente pelo mar vai ficando esquecido no paraíso.
Até onde vai a inconsequência do homem com o meio ambiente?

Um comentário:

  1. A inconsequência do homem ira até ele acabar com o planeta, ae porão as mãos na cabeça desesperados procurando um culpado para tal degradação.Cada país preocupa-se apenas com o seu bem estar tentando empurar o seu lixo uns para os oputros, o que não percebem e ao final todos sairão prejudicados.Todos temos o dever de cuidar do nosso planeta.Ao contrario que futuro e que iremos deixar para a nossa prolé

    ResponderExcluir