segunda-feira, 29 de março de 2010

Fórum Internacional de Sustentabilidade

Na luta contra o aquecimento global e das mudanças climáticas e em busca da sustentabilidade das ações de empresas responsáveis, foi válida a realização do Fórum Internacional de Sustentabilidade acontecido na semana passada em Manaus.
Destaco as participações de Adalberto Val do INPA, do Paulo Adário do Greenpeace, Roberto Cavalcante da Conservation International pelas suas intervenções, alem da defesa do REDD+ realizado por Virgílio Viana da Fundação Amazonas Sustentável.
No plano internacional, gostei bastante da palestra técnica do ex-vice-presidente e prêmio Nobel da Paz Al Gore, que despertou atenção daqueles engajados na causa ambiental, parabenizo a apresentação de Tomas Lovejoy e Mark London, além das intervenções de Jaques Custeau e fechando o quadro o diretor de cinema e do filme Avatar James Cameron, todos passando uma boa mensagem e da necessidade de trabalhar rápido contra o aquecimento global e as mudanças climáticas.
Por ser um evento mais empresarial do que ambiental, a abordagem ambiental ficou mais no plano de intenção do que ação, exceto por compromisso do Walmart em buscar parceria com Estado para distribuição de peixe amazônico na rede de supermercados.
Eduardo Braga fez uma boa apresentação, uma espécie de resumo das suas ações no governo, com destaque ao Zona Franca Verde, UEA e Prosamim, que destaco ser o melhor programa social e habitacional, todavia, quanto ao ambiental, ainda falta muito, por fim, temos que reconhecer que Braga realmente colocou o Amazonas como um player da questão ambiental nos planos nacional e internacional.

Enquanto isso.....
Senador Aloisio Mercadante (PT-SP) ganhou disparado o prêmio “O Mais Sem Noção do Fórum” pela sua defesa das ZPE’s Zonas de Processamento de Exportação que concorrerá diretamente com o Polo Industrial de Manaus e depois, soltou uma pérola que merece uma vaia, ao citar Carajás como um exemplo de sustentabilidade, isso mostra o desconhecimento do impacto ambiental profundo da mineradora Vale.
Secretária de Meio Ambiente do Amazonas, Nádia Ferreira fica em segundo lugar, por achar que fazer 50% dos planos de uso da UC_Unidades de Conservação do Estado merece status de uma grande notícia num grande evento, foi a primeira vez que vi alguém cumprir metade do plano e querer aplausos e notícias por isso. Além disso, pecou por querer fazer proselitismo, ao direcionar pergunta ao governador.
Políticos do Estado que se converteram em neoambientalistas ficam em terceiro lugar, pelo oportunismo de se fazerem presentes ao fórum, alguns "sem noção" que não saberiam nem definir o que seja sustentabilidade.

Por fim, um Fórum Internacional de Sustentabilidade na Amazônia sem a presença de Marina Silva perde um pouco da sua credibilidade, uma falha imperdoável da organização.

2 comentários:

  1. Comentario ao Blog do George Dantas.

    Parabens George pela sua analise do Forum, os grandes jornais falaram pouco, a organizacao pecou em nao convidar a grande Marina Silva que poderia se juntar ao Cameron e Dr.Al Gore, abrilhantava mais ainda o forum, mas vejam onde a politica peca, a Senadora poderia roubar a cena, nao a convidaram todos perderam. Nota 10 para o James Cameron que defendeu os Indios e a luta contra a Hidroeletrica de Belo Monte com os Indios chegou a chorar quando foi homenageado, o Dr.Al gore, perdeu a oportunidade tambem, lamentavelmente o Dr.Al Gore, nao ousa com esses enormes investimentos contra o meio ambiente, como sempre deve ter ganho seus USD 550.000,00 e nao tocou na ferida do aquecimento global.

    Valeu grande George Dantas sua analise ficou otima.

    Seguimos em frente.

    Jose Pedro nisser.
    @Globalecologist.
    Curitiba.Pr.

    ResponderExcluir
  2. É verdade José Pedro, a fala de Cameron sobre Belo Monte levou a receber vários aplausos.
    Penso que Al Gore deveria agora sair da simples análise do números do aquecimento e passar a retratar quais ações reais ele e seu instituto começaram a fazer me favor do meio ambiente.
    Quanto ao segmento empresarial, destaco também a falta de um convite a NATURA, porque certamente iria roubar a cena de empresas pseuda-sustentáveis como por exemplo a Nestlé.
    George Dantas

    ResponderExcluir