terça-feira, 16 de março de 2010

Carrefour & Philips e as iniciativas sustentáveis

Duas iniciativas “sustentáveis” foram anunciadas no dia de ontem, a primeira envolve o Carrefour que pretende eliminar totalmente o uso das sacolas plásticas em até quatro anos e a outra veio da Philips, que anunciou um arrojado projeto de reciclagem dos produtos com suas marcas.
Dados atualizados indicam que o Brasil consome 18 bilhões de sacolas plásticas por ano e a grande maioria delas são oriundas dos supermercados e as donas de casa usam essas sacolas para descarte de lixo doméstico, gerando uma quantidade imensa de resíduos de decomposição demorada, algo perto de 300 anos.
O Carrefour anunciou ontem (15) que vai eliminar em até quatro anos o uso de sacolas plásticas tradicionais em suas lojas. Uma loja em Piracicaba foi a primeira unidade a aderir ao programa. Nesse período de transição serão distribuídas sacolas retornáveis e caixas de papelão. Um projeto semelhante a esse já está em ação na França, na China e na Polônia.
A Philips anunciou ontem (15) um arrojado programa de reciclagem, chamado “Ciclo Sustentável Philips” que envolverá 25 cidades brasileiras. Esse projeto vai reciclar eletroeletrônicos e eletrodomésticos, das marcas Philips e Walita. A capacidade de reciclagem inicialmente será de 12 toneladas de equipamentos em 2010. Esse projeto nasceu de um piloto iniciado na unidade industrial da Philips em Manaus. Inicialmente haverá 40 mil pontos de coletas instalados nas autorizadas.
Para entregar seus produtos ao programa, o consumidor deve entrar em contato com o serviço de atendimento ao consumidor da Philips pelos telefones (11) 2121-0203 (Grande São Paulo) ou 0800-7010203 ou pelo site www.sustentabilidade.philips.com.br . A empresa também faz a retirada do produto mediante a cobrança de uma taxa, que pode ser de até 40 reais.
Considero essas duas iniciativas louváveis em favor do nosso meio ambiente e compatível com a responsabilidade ambiental desses conglomerados empresariais no País em que atuam.

Um comentário:

  1. Boas atitudes, que as metas sejam alcançadas e que sirvam de exemplo para outras empresas...

    ResponderExcluir