segunda-feira, 15 de março de 2010

Dia do Consumidor

Hoje se comemora o Dia do Consumidor, essa data deve nos levar a uma reflexão sobre o impacto ao meio ambiente causado por nós “consumidores”.
Consumidor é aquele que consome, devemos ter em mente que ao adquirir determinado produto estamos adquirindo um passivo ambiental futuro, pois em algum momento deveremos descartar esse produto como resíduo doméstico, resíduo eletrônico etc.
Quando você ouve falar ou lê algo ligado a mudanças climáticas, sustentabilidade e até mesmo responsabilidade social sempre encontraremos um elo com este ser chamado “consumidor”.
Os Estados Unidos são o país mais consumista do mundo e apesar de apresentar altas taxas de reciclagem, ainda descartam uma quantidade imensa de lixo eletrônico decorrente do excessivo consumo.
Qual será o limite do consumo? Essa é a grande questão a ser respondida e deve levar em conta nossas ações em relação ao meio ambiente.
Compete a todos nós, sabermos exercer com sabedoria e bom senso os nossos direitos de consumidor, não apenas no plano do direito e do respeito, mas, considerando esse viés ambiental e contribuir com um processo de sensibilização ambiental.

2 comentários:

  1. Grande George Dantas.
    O Rei da Defesa da Amazonia.

    Parabens pelas sua mensagem no dia do consumidor, consumo sustentavel, fora disso é ir contra a Natureza e a vida no Earth Planet.

    Vamos em frente.

    Jose Pedro.
    Ecologista.
    Curitiba.pr.

    ResponderExcluir
  2. Pedro,
    Obrigado por suas palavras de incentivo.
    Estamos juntos numa mesma luta em favor do meio ambiente.
    Valeu!
    George Dantas

    ResponderExcluir