segunda-feira, 30 de novembro de 2009

FIAM NEUTRALIZA SUAS EMISSÕES DE CARBONO

A V FIAM_Feira Internacional da Amazônia que se encerrou ontem (29/11/09) em Manaus inovou na questão do trato ambiental.
Pela primeira vez, a Coordenação do Evento dedicou especial atenção à questão ambiental e decidiu buscar uma parceria para realizar a neutralização das emissões de carbono geradas na feira.
A necessidade de apresentar para a sociedade práticas sustentáveis em suas ações, a Suframa começou um programa piloto na instituição que se estendeu até a feira.
Isabela Figueira, uma das participantes da gestão da ação, explica que o projeto piloto nasceu internamente e que a articulação de parcerias possibilitou a execução.
Um trabalho de conscientização junto aos expositores para que os mesmos realizassem o descarte dos resíduos em recipientes apropriados (kits-coletores), os quais foram disponibilizados em vários locais da feira, foi a chave inicial do projeto.
Integrando essas ações, a Semulsp_Secretaria Municipal de Limpeza Pública de Manaus atuou intermediando a presença de várias cooperativas de recicladores/catadores, viabilizando para que a cada dia da feira uma instituição diferente pudesse fazer a coleta, convém lembrar que, a Suframa, em ordem com a necessidade, disponibilizou a todos os coletores o kit coleta, composto de botas, luvas, capacetes, roupas adequadas e sinalizadas, além de prover o transporte dos resíduos até os núcleos de seleção.
A organização do projeto, estima que cerca de 10/ton. de resíduos foram gerados ao longo do evento, o inventário das emissões deverá estar pronto até final de dezembro/2009 para que em janeiro/2010 possa ser iniciado o plantio das árvores em uma área de Manaus que ainda será definida.
Os cálculos das emissões estão a cargo do IBDN_Instituto Brasileiro da Defesa da Natureza, parceira da Suframa nessa empreitada a qual detém expertise na área e que já é parceira do Amazon Sat nesse mesmo tipo de ação.
Parabenizo a Suframa por contribuir com ações concretas objetivando reduzir a emissão de gases de efeito estufa e neutralizar as emissões de carbono geradas pela realização da Fiam e poder usar o selo concedido pelo IBDN que contém a expressão “EVENTO NEUTRALIZADO”

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Níveis de gases-estufa batem recorde na atmosfera

As concentrações de gases que provocam o efeito estufa na atmosfera estão no maior nível já registrado e continuam aumentando, disse na segunda-feira a Organização Meteorológica Mundial (OMM, um órgão da ONU).

O diretor da agência, Michel Jarraud, disse que essa tendência pode estar levando o mundo para os cenários mais pessimistas com relação ao aquecimento global nas próximas décadas, caso não haja uma ação urgente.

No pior cenário traçado pelos cientistas de uma comissão da ONU em 2007, a temperatura média do planeta subiria entre 2,4 e 6,4 graus Celsius até o final do século. Isso provocaria inundações, secas, degelo das calotas polares e outros problemas climáticos.

Em entrevista coletiva em Genebra, a propósito do lançamento oficial do Boletim do Gás do Efeito Estufa, uma publicação anual, Jarraud disse que "o conteúdo de CO2 (dióxido de carbono, o mais comum dos gases-estufa) na atmosfera subiu ligeiramente mais rápido em 2008 do que ao longo da última década, quando a taxa de crescimento era de 1,9 parte por milhão (ao ano)".

Segundo ele, a concentração de CO2 atingiu 385,2 partes por milhão em 2008, um aumento de 2 partes por milhão em um ano.
"Em 2008 as concentrações mundiais de dióxido de carbono, metano e óxido nitroso na atmosfera atingiram os maiores níveis registrados desde a época pré-industrial", disse o OMM.

A OMM coordena a observação dos gases do efeito estufa na atmosfera por meio de uma rede de estações em mais de 50 países. Esse boletim anual tem sido divulgado desde 2005.

Jarraud disse que o aumento das emissões nos últimos anos mostra a ineficácia do atual tratado climático global, o Protocolo de Kyoto, aprovado em 1997. "Mas, sem ele, a situação hoje seria bem pior," admitiu.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Gasoduto Urucu-Manaus, uma realidade parcial


Iniciado há mais de 3 anos, rasgando floresta adentro,a Petrobrás inaugura em Manaus,nesta quinta-feira (26/11/09) o gasoduto Urucu-Manaus que trará gás natural de Coari até a capital do Estado do Amazonas, neste percurso, sete ramais foram construídos para viabilizar energia para os municípios sob a influência do gasoduto, entre eles, Anori, Anamã, Caapiranga, Coari, Codajás,Iranduba e Manacapuru, finalizando com mais dois ramais em Manaus, um para usina de Aparecida e outro para usina do Mauazinho.
No dia 26/Nov/09, o gasoduto abre oficialmente a sua operação comercial com a distribuição de gás, inicialmente para as usinas geradoras de energia de Manaus, que substituirá totalmente o uso de óleo diesel e combustível. Estima-se uma economia da ordem de 1,2 bilhão com essa conversão.
A disponibilidade do gás veicular e residencial está programado para meados de 2010.
A obra de 670 km recebeu espantosos investimentos de 4,5 bilhões, valor bem superior ao que a Petrobras previra inicialmente algo como 2,4 bilhões. Números indicam que a obra gerou aproximadamente 26 mil postos de trabalhos, sendo 6,82 mil diretos e mais de 19,6 mil indiretos.
Em funcionamento normal, o gasoduto deverá transportar 4,7 milhões de metros cúbicos por dia, que atenderá a demanda necessária ao crescimento da cidade de Manaus nos próximos 30 anos.
Todavia, o principal fator a ser considerado, além da economia financeira, será da ordem ambiental, essa mudança da matriz energética reduzirá substancialmente as emissões de gases poluentes lançados na atmosfera, especialmente o dióxido de carbono, um dos principais GEE_Gases de Efeito Estufa.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

V FIAM- Novas ideias, soluções e oportunidades de Negócios na Amazônia

Sob a promoção do MDIC_ Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior por intermédio da Suframa_ Superintendência da Zona Franca de Manaus, acontece em Manaus-AM, a V Edição da FIAM_ Feira Internacional da Amazônia, que este ano trás o tema “Superando Desafios com Inovação”, trazendo para a discussão a relevância da inovação tecnológica como vetor para superar os desafios amazônicos e ao mesmo tempo, promover o desenvolvimento com responsabilidade ambiental e social.
A Feira acontece no Studio-5 Centro de Convenções e vai do dia 25 até 28 de novembro de 2009.
A Feira se desdobra em vários eventos, sendo compostos de Exposição, Seminários, Mostra Científica, Vitrine de Lançamentos de Produtos Amazônicos, Rodadas de Negócios, Rodadas de Turismo e Salão de Negócios.

Durante a FIAM 2009 serão realizados 14 seminários, que vão abordar os seguintes temas: Conjuntura Econômica e seus impactos sobre a economia brasileira e regional; A Suframa e o desenvolvimento do setor energético regional; Turismo na Amazônia: inovação e integração como alternativas para estruturação de um destino competitivo; Comércio Exterior na Amazônia: caminho para a integração regional; III Encontro de Negócios da Aqüicultura na Amazônia; Biotecnologia e Inovação: programas e inovação tecnológica e incubadoras de bases biotecnológicas; Sistema de Comunicação na Amazônia: alternativas e soluções na transmissão de dados em banda larga; Tecnologias para um mundo melhor: micro e nanotecnologia, energia renovável e tecnologias de reciclagem; Seminário do Agronegócio para Exportação (30º Agroex); A cobertura jornalística internacional da Amazônia; Produção orgânica e sustentável na Amazônia; Ciência, Inovação e Tecnologia para o desenvolvimento da Amazônia; Os incentivos fiscais no regime tributários da Zona Franca de Manaus e Dinâmica do carbono da floresta amazônica

Você que é de Manaus ou da Região Metropolitana, agende um visita aos estandes das empresas e órgãos de pesquisa, a entrada é gratuita.
Você que é professor, aproveite a oportunidade e leve seus alunos para conhecer o que fazemos aqui no Distrito Industrial, produzindo tecnologia, bons produtos que agregam valor para a nossa região.
Participe!

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Regionalização da merenda escolar


Está para ser sancionada pelo Governo do Estado Amazonas, a Lei Estadual que regulamenta a implantação da Merenda Regionalizada e também uso da carteira escolar regional.




Essa Lei visa incluir, de forma obrigatória a montagem de um cardápio regional, que considere os frutos da região, promovendo assim a inclusão dos produtos cultivados por produtores/agricultores do estado.


Os agricultores e as cooperativas terão a partir de agora, uma fonte consumidora importante, haja a vista a extensão das escolas que passarão a receber os produtos/frutos regionais.


Essa medida de regionalizar a merenda atende a uma aspiração dos agricultores em fornecer para o Estado, pela sua importância e volume demandados, garantindo assim, o escoamento da produção e garantia da venda, intermediada que será por órgãos do governo ligados a produção rural e apoio as atividades extrativistas.




Nessa etapa inicial, a cesta será composta de 42 produtos como banana, tomate, abacaxi, cheiro verde, pimenta etc.


Para consolidar o setor, é de fundamental importância que as cooperativas se regularizem e estejam aptas a fornecer para o Estado e certamente, se preparar, para atingir outros mercados consumidores.



Parabéns ao parlamento estadual, que com essa lei, vai de encontro às necessidades dos agricultores do estado, que buscam formas de escoar sua produção.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Cupuama, um exemplo de sucesso na fruticultura amazonense

Nesta semana vai acontecer a V Feira Internacional da Amazônia no Studio 5, em Manaus, nessa feira, há um pavilhão inteiro dedicado às iniciativas dos empreendedores do Amazonas, experiências bem sucedidas nos campos da fruticultura, agricultura, artesanato, óleos amazônicos, perfumaria e fármacos regionais.
Dentre as empresas expositoras, uma delas merece um tratamento diferenciado, pela persistência dos proprietários, sobre a qual vou escrever um pouco mais.
Trata-se a Cupuama, nome de fantasia da empresa Cupuaçu da Amazônia Ltda, originalmente um empreendimento que produz polpa de frutos amazônicos, tais como cupuaçu, taperebá, araçá-boi, cubiu, graviola etc.
A empresa é um exemplo de persistência e dedicação em buscar as melhores alternativas para o negócio, não apenas no processamento dos frutos.
Há vários anos já vislumbrando alternativas, passou a processar as sementes de cupuaçu para posterior extração da manteiga com fins de uso na indústria alimentícia e cosmética.
Os proprietários da empresa, Dona Fátima Sales e Alcides não mediram esforços em buscar apoio nas instituições de pesquisa da região, como UFAM, INPA e em organismos de apoio ao empreendedor, como o SEBRAE, e o resultado disso, é que, agora a empresa se prepara para novos desafios, o mais adiantado é produzir um composto, a partir dos resíduos do processamento do cupuaçu, além de pesquisar aplicação dos resíduos para ração animal.
A semente do cupuaçu é processada na Cupuama e se transforma em manteiga, que é vendida para uma multinacional que produz matéria-prima para indústria cosmética, a empresa tem um parque industrial instalado no município do Castanho-AM, que lhe permite produzir cerca de 30 ton./ano de óleos para indústria cosmética e alimentícia.
Experiências como essa, é que me faz afirmar que a fruticultura amazonense pode prosperar, basta investir nas cadeias produtivas e dar apoio tecnológico as pesquisas.

sábado, 21 de novembro de 2009

PAIXÃO, Tema do Garantido 2010

A Paixão é o sentimento que une a grande massa criativa do boi bumba Garantido, a Nação Vermelha e Branca ou Galera Encarnada. A Paixão é o elo desses milhares de “loucos” torcedores que, espontaneamente, promovem todos os anos, um show à parte nos espetáculos de arena do boi Garantido. Vibração, unidade coreográfica e emoção, são algumas substâncias que transformam esse coro uníssono, no clímax dos espetáculos nas três noites do Festival de Parintins.
É de arrepiar quando acontece a catarse na Galera. É um momento único, uma revolução da alegria. É justamente neste momento, que a torcida do boi Garantido exerce sua Paixão absoluta, com energia e garra que vem de uma felicidade inexplicável, para explodir na hora certa.
Cantando com força sobre-humana, a Galera pula e jogando os braços para o ar durante as duas horas e meia de espetáculo, inspirando belíssimas letras, que se tornaram pérolas do tema. Está no trecho “eu te amo de paixão meu boi...” – em Minha Sina de Inaldo Medeiros, por exemplo.
Há certo fanatismo sim, uma devoção ao boi de pano com o coração na testa, mas, diferente da devoção religiosa que deposita sua fé no divino, o boi é expressão de alegria, como folguedo, elemento do populis, simboliza sonhos. Brinquedo da profanação que mata o boi e o ressuscita em panos, para que viva eternamente na cultura popular, que por instantes, nos liberdade das correntes sociais e econômicas que nos divide em classes e nos torna tão diferentes, apesar de sermos iguais.
Este sentimento, que leva a Galera do boi Garantido à catarse será o título dos espetáculos de arena em 2010: “PAIXÃO”. Tema e fio condutor de um passeio artístico e sensível pelas tradições folclóricas da Baixa do São José e, sobretudo, pelas particularidades da Amazônia. Paixão que estará presente em todos os setores do boi na construção de um espetáculo dedicado a Nação Vermelha e Branca, para que possa se orgulhar do Garantido Campeão.
Fonte: Comissão de Artes do Garantido

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Dia Nacional da Consciência Negra


Esta data foi estabelecida pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.

A homenagem a Zumbi foi mais do que justa, pois este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também um forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.
Importância da Data

A criação desta data foi importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira.
A abolição da escravatura, de forma oficial, só veio em 1888. Porém, os negros sempre resistiram e lutaram contra a opressão e as injustiças advindas da escravidão.

Vale dizer também que sempre ocorreu uma valorização dos personagens históricos de cor branca. Como se a história do Brasil tivesse sido construída somente pelos europeus e seus descendentes. Imperadores, navegadores, bandeirantes, líderes militares entre outros foram sempre considerados hérois nacionais. Agora temos a valorização de um líder negro em nossa história e, esperamos, que em breve outros personagens históricos de origem africana sejam valorizados por nosso povo e por nossa história. Passos importantes estão sendo tomados neste sentido, pois nas escolas brasileiras já é obrigatória a inclusão de disciplinas e conteúdos que visam estudar a história da África e a cultura afro-brasileira.
Essa data é considerada por muitas entidades uma oportunidade para discutir os desafios em relação à inclusão racial no Brasil. Na cidade de Manaus-AM também é feriado, assim como em centenas de municipios brasileiros que param para homenagear Zumbi dos Palmares.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Mundo a caminho de ficar 6º mais quente

Novos dados sobre as emissões mundiais de CO2 (dióxido de carbono, principal gás causador do efeito estufa) indicam que o planeta está a caminho de esquentar 6 graus Celsius neste século, se não houver um esforço concentrado para diminuir a queima de combustíveis fósseis.

"Existe um abismo claro entre o caminho que estamos seguindo e o que é necessário para limitar o aquecimento global a 2 graus Celsius [nível considerado relativamente seguro por especialistas]", diz Corinne Le Quéré, pesquisadora da Universidade de East Anglia (Reino Unido) e coautora do novo estudo na revista científica "Nature Geoscience".

Na atual década, a principal responsável por puxar para cima as emissões é a China, com seu crescimento industrial alimentado pelo carvão mineral. Hoje, o país é o maior emissor do planeta.

No entanto, os EUA ainda respondem pelas maiores emissões per capita: 18 toneladas, contra 5,2 toneladas dos chineses (a média mundial é de 4,8 toneladas).

Desde 1982, a humanidade produziu 715,3 trilhões de toneladas de gás carbônico, quantidade que equivale ao total de dióxido de carbono emitido por todas as civilizações que existiram no mundo antes disso.

Fonte: Folha e agências internacionais

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Em Urucará, no interior do Amazonas, funciona a Cooperativa de Produtores de Guaraná, a única que tem certificação orgânica no Amazonas, que atesta que no cultivo e industrialização do produto, não se usou produtos químicos que agridam ao meio ambiente.
A cooperativa exporta o guaraná produzido para Itália e França, alem de clientes locais e nacionais
A expectativa de produção gira em torno de 70 toneladas/safra, sendo que 30 toneladas são cultivadas por cerca de 52 cooperados, atingindo cerca de 400 pessoas envolvidas com o cultivo e produção
Hoje a cooperativa tem apoio institucional do Sebrae, mas enfrenta problemas com o beneficiamento do produto, necessitam de uma usina industrial de beneficiamento e ao mesmo tempo, sofrem com financiamento bancário.
Uma experiência dessa natureza deve merecer ajuda e atenção dos órgãos governamentais, como a Sepror, a Embrapa, a SDS, englobando todas as esferas de governo, proporcionando uma maior agregação de valor a produção regional.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Frutos Amazônicos




No final desta semana que passou, aconteceu em Manaus o I Workshop Agricultura do Trópico Úmido, evento promovido pelo INPA_Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Nesse evento, cientistas, pesquisadores e órgãos do Estado, puderam discutir e constatar as imensas dificuldades enfrentadas pelos agricultores da Amazônia, onde também se buscou alternativas para o desenvolvimento da agricultura regional.

Historicamente vimos que a agricultura nessa região não progride, não consegue avançar, apesar de dispormos de condições favoráveis ao plantio e cultivo, que vão desde disponibilidade de água, solo e sol.

Mas, para aqueles formadores de opinião e alguns burocratas de Brasília, todas as vezes que se fala em estabelecer programas de agricultura intensiva surge a corrente que defende que esse formato de uso da terra levará ao aumento do desmatamento.

Temos que ser sensatos, além de combater o desmatamento, é necessário que se ofereça alternativas de sobrevivência ao agricultor e que ao mesmo tempo, ofereçam condições de produzir um excedente que traga renda e resultado econômico do uso do solo.

Um caminho que vejo, seria trabalhar projetos de agricultura que considerem o uso e consumo dos frutos regionais, massificando seu consumo nas escolas, academias, hotéis, lanchonetes e restaurantes, demonstrando os benefícios (proteico e vitamínico) do seu consumo diário, tornando-se conhecido do grande publico frutos como araçá-boi, camucamu, acerola, cubiu e outras tantas que se juntariam ao cupuaçu, ao açaí, ao buriti, a graviola, o abacaxi.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Desmatamento na Amazônia recua


Em setembro de 2009, o Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) registrou 216 quilômetros quadrados de desmatamento na Amazônia Legal. Isso representa uma queda de 33% em relação a setembro de 2008 quando o desmatamento somou 321 quilômetros quadrados.

Houve queda também em relação a agosto de 2009, quando o SAD registrou 273 quilômetros quadrados de áreas desmatadas. O desmatamento acumulado de agosto a setembro de 2009 (dois primeiros meses do calendário atual de desmatamento) totalizou 489 quilômetros quadrados. Isso representa um aumento de 16% em relação ao desmatamento ocorrido no mesmo período do ano anterior, o qual somou 423 quilômetros quadrados.

Em setembro de 2009, o desmatamento ocorreu em maior proporção nos Estados do Pará (29%), Rondônia (23%) e Amazonas (22%) e, menor proporção, em Mato Grosso (14%) Acre (8%), Roraima (3%) e Amapá (1%).

Considerando agosto e setembro de 2009, a degradação florestal somou 202 quilômetros quadrados na Amazônia Legal, o que equivale a uma média mensal de 101 quilômetros. Do total de florestas degradadas no período, 42% ocorreram em Mato Grosso, 26% no Pará, 14% em Rondônia, 9% no Acre e 7% no Amazonas. Os outros estados contribuíram somente com 2% do total.

Em setembro de 2009 foi possível monitorar com o SAD a quase totalidade (96%) da Amazônia Legal (exceto Maranhão que não foi objeto de análise), pois somente 4% do território estavam cobertos por nuvens. Além disso, do desmatamento total detectado em setembro de 2009, somente 7% (14 quilômetros quadrados) podem ter ocorrido nos meses anteriores devido estarem situados em áreas cobertas por nuvens.
Fonte: SAD

sábado, 14 de novembro de 2009

Projetos de proteção as águas.


A importância econômica das nações que detém grandes quantidades de água em seu território se torna mais visível quanto mais avançam os processo de escassez em outros países. Neste sentido, o Brasil, detentor de grandes quantidades de água doce (na superfície e subterrânea) precisa assumir de forma inovadora a gestão desses recursos, para evitar a repetição de erros cometidos por outras nações.

Só para ilustrar como a escassez da água é real, países como o Canadá exporta água potável para regiões desérticas do México e dos Estados Unidos, caminhões e barcaças cruzam as fronteiras levando água, algo impensável há décadas atrás.

Cientistas afirmam que em 2050, 1/3 da população mundial sofrerá com a falta de água potável, e na maioria dos casos, o homem é o principal causador das catástrofes, mas, esses estudos também sugerem que ainda há tempo de se evitar.

Governos, sociedade e institutos de pesquisa precisam caminhar rápido com programas de manutenção da qualidade da água dos nossos rios, aplicar projetos de proteção as nascentes,projetos de educação ambiental nas escolas, projetos de recuperação da água das chuvas, -tão abundantes na região amazônica-, projetos de fiscalização de descarte dos esgotos industriais, projetos de tratamentos de esgotos domésticos e principalmente, tudo isso leva a evitar a contaminação dos corpos d’água, redução do consumo e desperdício da água.
Precisamos aguçar nosso processo de reflexão sobre o uso responsável da água e começar a praticar ações responsáveis para economizar água em nosso dia-a-dia.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Dicas de como economizar água.


Nas figuras acima, você consegue observar os números do deperdício e o que faríamos com tal quantidade de água desperdiçada.
Finalizando parcialmente o tema "água", convidamos você a colaborar com o meio ambiente, adotando o conceito do "uso social da água".

Evite o desperdício, siga os dez mandamentos para economizar água.

1.No banho: Se molhe, feche o chuveiro, se ensaboe e depois abra para enxaguar. Não fique com o chuveiro aberto. O consumo cairá de 180 para 48 litros.

2. Ao escovar os dentes: escove os dentes e enxágüe a boca com a água do copo. Assim você economiza 3 litros de água.

3. Na descarga: Verifique se a válvula não está com defeito, aperte-a uma única vez e não jogue lixo e restos de comida no vaso sanitário.

4. Na torneira: Uma torneira aberta gasta de 12 a 20 litros/minuto. Pingando, 46 litros/dia. Isto significa, 1.380 litros por mês. Feche bem as torneiras.

5. Vazamentos: Um buraco de 2 milímetros no encanamento desperdiça cerca de 3 caixas d’água de mil litros.

6. Na caixa d’água: Não a deixe transbordar e mantenha-a tampada.

7. Na lavagem de louças: Lavar louças com a torneira aberta, o tempo todo, desperdiça até 105 litros. Ensaboe a louça com a torneira fechada e depois enxágüe tudo de uma vez. Na máquina de lavar são gastos 40 litros. Utilize-a somente quando estiver cheio.

8. Regar jardins e plantas: No inverno, a rega pode ser feita dia sim, dia não, pela manhã ou à noite. Use mangueira com esguicho-revólver ou regador.

9. Lavar carro: Com uma mangueira gasta 600 litros de água. Só lave o carro uma vez por mês, com balde de 10 litros, para ensaboar e enxaguar. Para isso, use a água da sobra da máquina lavar roupa.

10. Na limpeza de quintal e calçada USE VASSOURA - Se precisar utilize a água que sai do enxágüe da máquina de lavar.


Colaboração
Fonte: rede das águas/Brasil

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Água, a equação dos recursos versus consumo

Continuando o tema da semana "água", escrevo agora sobre como o consumo pode entrar em colapso e vir a faltar para milhares de seres humanos, as principais ameaças vem da qualidade da água disponível e desperdício do líquido precioso.
A ONU, afirma que nos países em desenvolvimento, até 90% do esgoto é lançado nas águas sem qualquer tipo de tratamento. Dados disponíveis registram que algo entre 300 e 500 milhões de toneladas de metais pesados, solventes, produtos tóxicos, lixo e dejetos de todas as espécies são jogados diretamente nas águas pelas indústrias, por este caminho, não tem rio que resista a tamanha agressão perpetrada pela ação direta do homem.

Uma outra causa, decorre da perda excessiva de água tratada causada pelo uso inconsequente, pelo uso excessivo, pelo desperdício das indústrias e também pelo homem.

Como comentei anteriomente, com essas ações devastadoras executadas pela industria e pelo homem, certamente a falta de água potável no mundo é só uma questão de tempo, e então quando esse tempo se aproximar, os olhos de todas as nações do mundo se voltarão para o Brasil.

O Brasil detem as maiores reservas de água doce do mundo, e estão disponíveis em dois pontos distintos do País, a mais conhecida está na Bacia do Amazonas sendo facilmente visualidado atarvés dos corpos d'água dos caudalosos rios, a outra está no subterrâneo, é o Aquífero Guarani, um super poço subterrâneo que cruza sete estados do Brasil e também avançam para o Paraguai e Uruguai, neste aquífero, estudos afirmam que existem cerca de 37 mil quilometros cúbicos de água potável. O Brasil utiliza apenas 5% desse potencial

Um papel de protagonismo deve ser assumido pelo Brasil na cenário mundial, demonstrando como utiliza seus recursos hídricos de forma responsável, para isso, sejamos agentes da mudança, procurando fazer o uso racional e consciente da água.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Água, vai faltar ou não?


A grande pergunta da humanidade e que ainda não se tem uma resposta segura é:
Vai faltar água no mundo?

Quando observamos o nosso planeta e vimos a imensidão dos oceanos, das calotas polares cobertas de gelo, dos mares e dos rios, achamos que nunca irá faltar água pra gente.
A quantidade de água no Planeta Terra, é a mesma há milênios e não se altera, continua com os mesmos 1,4 bilhão de quilômetros cúbicos.

Mas, a realidade é dura e mostra que é provável sim a falta de água para humanidade em algumas décadas.

É claro que a água não vai acabar assim do nada, evaporar e nunca mais voltar ao estado líquido, o que os cientistas anunciam, e com muita propriedade, é que vai faltar água potável em algumas partes periféricas do mundo, e ai, surgem outras questões ainda mais relevantes, e aquelas nações que tem em seu território grandes reservatórios de água doce ou grandes aquíferos? - Como protegerão suas riquezas? -Será que acontecerá a formação da OPEP das águas, uma OPPA_Organização dos Países Possuidores de Água? –Será que haverá guerras entre nações pelo domínio da água acumulada???

Portanto são tantas as questões e que merecem muitas respostas e cada uma delas para um ponto específico e não se pode garantir que a solução para uma nação sirva para outra.

As nações e os governos juntamente com organismos multilaterais, como a ONU, Banco Mundial etc, devem trabalhar juntos na busca das soluções que atendam as necessidades atuais e da mesma forma, as futuras gerações.

Faça a sua parte, comece economizando o consumo de água no seu cotidiano, na empresa, na escola, onde for possível a sua contribuição, o que você faz, conta.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Declaração Universal dos Direitos da Água

Continuando o tema da semana ''agua', a ONU redigiu em 22 de março de 1992 a "Declaração Universal dos Direitos da Água" .


1 - A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão, é plenamente responsável aos olhos de todos.
2 - A água é a seiva de nosso planeta. Ela é condição essencial de vida de todo vegetal, animal ou ser humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura.
3 - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.
4 - O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.
5 - A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como a obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.
6 - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.
7 - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.
8 - A utilização da água implica em respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.
9 - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.
10 - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

Fonte: ONU (Organização das Nações Unidas)

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Planeta Água


A água em números..

O Planeta Terra visto do céu, é uma imensa bola azul, de um brilho indescritível, segundo alguns astronautas, porém, na realidade, nosso planeta deveria ser conhecido como o Planeta Água.
A seguir, vamos mostrar a água em números e percentuais no Mundo e no Brasil:


75% da superfície terrestre é coberta por água;
97% dessa água, é salgada, imprópria para o consumo humano;
3% apenas são de água doce, própria para o consumo humano;
20% de toda água doce do mundo, está no território brasileiro;
78% das águas superficiais estão na Amazônia;
Desses 3%, temos 77% congeladas nos círculos polares;
Desses 3%, temos 22% de águas subterrâneas;
Desses 3%, apenas 1% encontra-se na superfície do planeta, que são rios, lagos e subsuperficie;
0,03% dessa água doce, é de fácil acesso;
Desses 0,03%, 70% é usado na agricultura, 22% na indústria e 8% nos hospitais;
2,4 milhões de litros de água são necessários para produzir 1 tonelada de borracha sintética;
1,6 milhões de litros de água são necessários para produzir 1 tonelada de milho;
18 mil litros de água são necessários para produzir 1 kg de carne;
400 litros de água são necessários para produzir 1 pão francês;

De acordo com a Organização das Nações Unidas-ONU, cada pessoa necessita de 3,3 m³/pessoa/mês (cerca de 110 litros de água por dia para atender as necessidades de consumo e higiene). No entanto, no Brasil, o consumo por pessoa pode chegar a mais de 200 litros/dia.
Cientistas sugerem que no futuro, a água doce da Amazônia terá a mesma representatividade e força econômica que tem o petróleo no mundo de hoje.

Economize água no seu cotidiano, pequenas atitudes representam grandes resultados e você pode colaborar fazendo uso responsável da água, reduzindo o consumo no seu dia-a-dia.

sábado, 7 de novembro de 2009

Amazonas Film Festival


O Amazonas Film Festival- Aventura, Natureza e Meio Ambiente.
Começa hoje em Manaus o Amazonas Film Festival em sua 6ª. Edição.
É um festival internacional que destaca filmes de aventura em todas as suas manifestações, enfatizando temas de natureza e meio ambiente.
Neste ano, o Festival terá cinco mostras competitivas:
- Mostra Internacional de Filmes de Ficção
- Mostra Internacional de documentários
- Mostra de Curtas-Metragens 35mm - Brasil
- Mostra de Curtas-Metragens Digital – Brasil
- Mostra de Curtas-Metragens Digital – Amazonas.
Neste ano, o 6º. Amazonas Film Festival lança também o “Amazonas Award”, o qual será entregue ao navegador Amyr Klink.
Esse prêmio “Amazonas Award” tem o objetivo de reconhecer e homenagear, a cada ano, personalidades engajadas, de uma maneira ou de outra, em questões relacionadas a conservação do planeta e que evocam a conscientização no que tange a sustentabilidade ambiental.
O escolhido deste ano, Amir Klink, recebe o prêmio em solenidade nio dia 8/11/09, as 20h no Teatro Amazonas.
É isso ai, cultura nunca é demais....ainda mais quando ligada a Natureza, Meio Ambiente e Turismo.
Bom final de semana a todos meus leitores.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Brasil e as metas de redução das emissões de CO2.



Nesta semana, numa reunião em Brasília, o Governo Brasileiro e o Itamarati recuaram em apresentar um meta brasileira para a redução das emissões de CO2 antes que aconteça a COP-15 (15ª. Conferencia do Clima das Nações Unidas) que se realizara em Copenhague e começa no próximo dia 07/dez/09.


A posição do governo brasileiro é que anunciará números ou metas de redução somente após um acerto internacional de metas únicas para a redução das emissões dos gases de efeito estufa, de captura de carbono da atmosfera e de desaquecimento global.


Pessoas influentes no governo, como os ministros Celso Amorim e Dilma Rousseff fazem parte do grupo palaciano que acham que o Brasil não deve ter metas, por não fazer parte do anexo-1 do Protocolo de Kioto, onde são descritos os países industrializados mais antigos.


O Governo Brasileiro quer condicionar o corte nas emissões brasileiras a um acordo internacional de meta única, pois entende que, no momento, basta ratificar o compromisso assumido de reduzir em 80% o desmatamento da Amazônia.


O mundo inteiro olha para o Brasil, especialmente os países desenvolvidos, já que não esperam grandes ações da China e da Índia, neste sentido, o Brasil só teria a ganhar assumindo metas e números ousados e se credenciando a financiamentos internacionais para executar essas metas, nas áreas da Agricultura, indústria, Ciência e Tecnologia.

Neste sentido, meta ousada seria o governo adotar o que proclama o Ministério do Meio Ambiente, que defende uma redução de emissões de CO2 em torno de 40%.


Agindo dessa forma, o governo brasileiro se esconde e foge do seu protagonismo sobre o tema, essa COP-15 está sendo preparada para o Brasil ser a bola da vez, basta que assuma o papel que o mundo dele espera que é a liderança mundial na questão ambiental.


Por outro lado, a União Europeia, de forma unilateral, já assumiu uma proposta com objetivo de reduzir em 20% suas emissões de CO2 até 2020 podendo chegar ate 30% dependendo dos acordos.


Mas ainda é possível que ocorram mudanças na posição do Brasil já que o Itamaraty promove na próxima segunda (09/11) uma reunião do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, é mais um evento preparatório para a COP-15.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

O que pode e o que não pode ser reciclado.

Para ajudar na construção da nossa consciência ambiental e melhorar a compreensão sobre reciclagem, gostaria de abordar uma variável desse tema, escreverei sobre o que pode e o que não pode ser reciclado.

No nosso dia-a-dia, algumas vezes, não atentamos para o fato que determinados materiais, por mais que a gente queira, não podem ser reciclados, seja pela sua característica, seja pela limitação tecnológica.

Ao começarmos a fazer a seleção dos resíduos em casa, devemos ter locais e recipientes adequados, para fazer a segregação, e ter claro para sí, o que separar para reciclar e o que deve ser descartado como resíduo comum, aquele que não é passível de reciclar.

Veja o que pode e o que não pode ser reciclado.

O que pode ser reciclado
•Vidro;
•Papel;
•Plástico e metal.

O que não pode ser reciclado
•espelhos;
•vidros de janela;
•vidros de box;
•vidros de banheiro;
•vidros de automóveis;
•cristais;
•vidro temperado;
•ampolas de remédios;
•celofane;
•espuma;
•fraldas descartáveis;
•latas enferrujadas;
•papel higiênico;
•guardanapos sujos;
•papel laminado e plastificado;
•papel carbono;
•etiquetas;
•fita crepe;
•filme fotográfico;
•esponja de aço;
•cabos de panela;
•mistura de papel plástico e metais;
•tubos de TV;
•cerâmica e porcelana;
•tomadas;
•embalagens de biscoitos.

Vamos começar a praticar a coleta seletiva, em casa ou no trabalho, descartando esses resíduos adequadamente e dessa forma contribuir para um mundo melhor.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Decomposição dos materiais na natureza

No artigo anterior, abordei o tema reciclagem, mostrando como esse tipo de ação pode reduzir a pressão sobre o uso dos recursos naturais.

Complementando o tema, hoje, queria abordar a questão do “Tempo de Decomposição” dos materiais, na tabela a seguir, mostramos o tempo médio estimado para a degradação completa de alguns materiais, quando descartados sem nenhum tipo de tratamento, jogado diretamente nos aterros sanitários ou lixões a céu aberto.

MATERIAL

TEMPO DE DEGRADAÇÃO

Latas de Aço

10 anos

Alumínio

200 a 500 anos

Cerâmica

Indeterminado

Chicletes

5 anos

Cordas de Nylon

30 anos

Embalagens Longa Vida

Até 100 anos (alumínio)

Embalagens Pet

Mais de 100 anos

Esponjas

Indeterminado

Filtros de Cigarro

5 anos

Louças

Indeterminado

Luvas de Borracha

Indeterminado

Metais (componentes de equipamentos)

Cerca de 450 anos

Papel e Papelão

Cerca de 6 meses

Plásticos (embalagens e equipamentos)

Até 450 anos

Sacos e Sacolas plásticas

Mais de 100 anos

Vidros

Indeterminado

Fonte: Secretaria de Meio Ambiente de São Paulo.

Convém lembrar que esses tempos são estimados e variam de material para material, pois o processo ocorre em função de uma combinação de fatores, tais como: temperatura, teor de umidade, PH do meio, luminosidade, pressão atmosférica, disponibilidade de oxigênio, dentre outros.

Acredito que, observando os tempos necessários para a decomposição dos materiais, é possível despertar a consciência ambiental de cada um e sensibilizar a todos da importância do descarte correto.

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Como os fenômenos naturais afetam o nosso dia-a-dia.

Um olhar sobre o passado, nos ajuda a repensar o futuro e quem sabe fazê-lo melhor.
Em novembro de 2005, os Rios Solimões, Negro e Amazonas registraram uma das maiores secas, os braços desses rios secaram, os igapós desapareceram, os furos e paranás fecharam, os caminhos naturais do caboclo não puderam mais ser percorridos por ausência absoluta dos corpos d’água antes abundantes.

Vimos peixes morrendo, barcos encalhados, pessoas e comunidades inteiras isoladas, essa era a tônica da época, onde todos amazônidas sofriam com o castigo da natureza, as imagens de milhares de peixes mortos no Rio Amazonas circularam e chocaram o mundo.

foto: AP

O professor Peter Cox da Universidade Inglesa de Essex, afirma que "não podemos dizer, com certeza, que a seca de 2005, foi causada pelo aquecimento global, mas podemos dizer que a probabilidade de um evento como esse vai aumentar como consequencia da mudança do clima provocada pelo homem".

Em março de 2008 registraram-se as maiores tempestades que tivemos noticia no Estado do Amazonas, árvores arrancadas e jogadas no chão, barcos afundando no cais, telhados voando e uma ventania forte arrastando outdoor nas ruas, seguindo-se um temporal com ventos acima 67km/h, bairros inteiros sem energia elétrica, foi o que vimos em Manaus, num turbilhão que veio a partir de Parintins, passando por Manacapuru e chegando a Manaus, deixando um rastro de destruição nessas cidades.

foto: a crítica digital

Em 26 de junho de 2009, registrou-se a maior cheia, que se tem notícia, com o Rio Negro atingindo a cota de 29,72m, quebrando o antigo recorde de 29,71m. No Amazonas, cidades inteiras alagadas, como Anamã no Solimões e Barreirinha no Amazonas e outras tantas com ruas e portos submersos, como Parintins. Em Manaus, o centro antigo da cidade ficou sem condições de acesso durante longos 2 meses, prejudicando o comércio local e a população, a cheia superou a marca histórica de 1953, alterando toda a paisagem urbana do centro histórico e periferia fluvial de Manaus, afetando pontos turísticos como o Relógio Municipal.

foto: rmclaus

Convido você a refletir e pensarmos juntos:

O que esses fenômenos têm em comum?
- A ação do homem e as mudanças climáticas.


Hoje, vivemos esses distúrbios climáticos que antes só tínhamos notícias em outros lugares do Brasil, o Amazonas agora sofre com os efeitos do El Niño, de La Niña, do aquecimento global e das mudanças climáticas, esses fenômenos fazem parte agora do nosso cotidiano e não podemos mais ignorar como isso nos afeta.


Esses desafios devem ser enfrentados por governos e sociedades, cada qual oferecendo alternativas que busquem o equilíbrio e a sustentabilidade do nosso planeta, temos que agir e fazer o nosso dever de casa localmente, tudo o que você faz, conta.

domingo, 1 de novembro de 2009

A Amazônia e as Mudanças Climáticas

Desde a Rio-92 o Brasil mostrou que buscava uma posição de destaque no cenário mundial quando se tratava das questões ambientais.
Na ocasião, propôs o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo_MDL que em pouco tempo todos perceberam a importância dessa ferramenta.
Agora o Brasil tem uma nova chance de definir os rumos das ações e assumir uma posição de protagonista na questão ligada a redução das emissões globais dos Gases de Efeito Estufa_GEE
Acontece em Copenhague agora em dezembro/09, a COP-15 (Conferencia Das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Mudança do Clima), onde compromissos serão assumidos pelas nações para a redução das emissões de GEE, e também acordos de cooperação para a estabilidade climática.
Para nós, da Amazônia, nos interessa que sejam definidos e implementados políticas de apoio aos povos da floresta, na proteção do meio ambiente, na conservação dos recursos florestais, reduzindo as emissões por desmatamento e degradação, através do mecanismo conhecido como REDD.