terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Salvador, a capital mais suja do Brasil


Uma reportagem exibida domingo (17/01) no programa Fantástico da Rede Globo elegeu a capital brasileira mais suja.
O teste consistiu em uma solicitação as companhias municipais de limpeza pública pararem de varrer as ruas pesquisadas em um determinado trecho de um quilometro, durante o horário comercial de um dia, e ao final do dia, a limpeza pública voltou à rua pesquisada para recolher o lixo encontrado no chão e pesar o tamanho da sujeira decorrente somente da “falta de educação”.
O resultado encontrado foi o seguinte:
1º. Lugar: Salvador = 1.200 quilos (CAMPEÃ DA SUJEIRA)
2º. Lugar: Fortaleza = Mais de 1.000 quilos
3º. Lugar: Belém = 710 quilos
4º. Lugar: Rio de Janeiro = 680 quilos
5º. Lugar: São Paulo = 540 quilos
6º. Lugar: Goiânia = 230 quilos
7º. Lugar: Curitiba = 33 quilos (CAMPEÃ DA LIMPEZA)
Desculpas das mais diversas ordens foram ouvidas, como a vandalização das lixeiras, falta de lixeiras adequadas, falta de educação pura e simples.
Porém nem tudo está perdido, em São Paulo, o proprietário de uma banca de revista colabora voluntariamente varrendo o entorno e disponibilizando lixeira. Em Curitiba, mesmo sendo a capital brasileira campeã da limpeza, ainda tem gente que reclama, um cidadão ouvido pela reportagem achou que a rua pesquisada estava uma sujeira, mesmo com tão pouco lixo encontrado pela pesquisa.
É bem verdade que é possível observar boas ações, de pessoas que descartam o lixo corretamente nas lixeiras ou guarda e leva para descartar em casa mesmo.
E aqui na nossa cidade de Manaus, como sairíamos nessa pesquisa? . Acredito que ainda temos um longo caminho a percorrer, basta caminhar, por exemplo, na Rua Marechal Deodoro, Eduardo Ribeiro ou Guilherme Moreira, para ficar apenas no centro, a situação piora muito nos bairros, ao redor das feiras municipais, ao redor das lojas de bairros.
Um exemplo de mudança foi o feito por Pequim que foi a sede da última olimpíada em 2008, a prefeitura da cidade começou em 2002 uma ampla campanha para mudança de hábitos, de cunho educativo, para acabar com chicletes jogados na rua e cuspir no chão.
Para uma cidade, como Manaus, que será uma das subsedes da Copa do Mundo de Futebol da FIFA em 2014, a hora é agora de um amplo projeto de educação ambiental urbana, vindo ao sentido bairro-centro, levando educação, informação e, por que não, geração de renda, com o aproveitamento dos resíduos passíveis de reciclagem.

24 comentários:

  1. e a mais pura verdade isso nos baianos somo muitos mal educados e passamos vergonhas nos outros estados aracaju, curitiba etc infelismente so sabemos fazer carnaval isso nos somos mas limpeza e trabalho meu amigo e dificil.

    ResponderExcluir
  2. Meu Caro Baiano,
    Tenho certeza que todos os soteropolitanos vão encarar essa situação como um ponto de partida para mudar esse jogo, nada melhor do que juntar o carnaval mais divertido do Brasil com a capital mais limpa no futuro.
    Manaus, minha cidade, também tem um longo caminho nesse quesito.
    Importante, que todos nós sejamos agentes da mudança ambiental.

    ResponderExcluir
  3. Acho que Manaus estaria entre São Paulo e Goiânia...

    ResponderExcluir
  4. Eu conheço Salvador e posso assinar embaixo. É suja mesmo e com muitos problemas sociais, infelizmente.
    Muita gente morando nas ruas, muitos pedintes, muitas crianças, muito vendedor ambulante.. eu andava desviando de cocô de gente num bairro bacana como a Barra em Salvador. Foi um desastre!
    Conversando nos bares e nas barraquinhas de acarajé com os simpáticos soteropolitanos, vi que os problemas políticos de lá, são muito parecidos com os problemas políticos que temos em Manaus.. com a vantagem que o ACM morreu... já em Manaus tem muita gente pra enterrar, concorda? Hahahahaha...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. e eu q pensava q manaus ficaria entre os 5 primeiros :X

    ResponderExcluir
  6. acho salvador uma cidade linda mais por outro lado,é muito suja pelas ruas sabe aa falta educação das pessoas.para ter uma cidade limpa é preciso que todos se unão, jogue o lixo no lugar certo e não saiam jogando o lixo pelo chão;pois naum sabemos como será nosso futuro com o aquecimento global que é outro caus

    ResponderExcluir
  7. um dos pontos ruins nisso,é que a imagem ficou feia pra toda a bahia,e ñ somente para a capital salvador....todos carregam esse peso..mesmo as cidades mais preservadas.....

    ResponderExcluir
  8. Eu sou baiano de uma cidade chamada Salinas da margarida, morei no Rio durante quinze anos e voltei para a Bahia há pouco mais de um ano. Hoje moro em Salvador e estou vendo de perto esta situação. Moro num bairro popular chamado tancredo Neves e aqui a coisa é absurda. Pura falta de educação. As pessoas jogam lixo em qualquer lugar; As lixeiras vivem transbordando, e não é por falta de coleta não. O carro do lixo passa duas vezes por dia, mas as pessoas não obedecem o horário do recolhimento do lixo. O rio também é sujo, mas Salvador já passou dos limites.

    ResponderExcluir
  9. Marinho,
    Obrigado por postar o seu comentário.
    Esse problema do lixo urbano tem duas vertentes de responsabilidades.
    De um lado, o poder público que precisa cumprir seu papel de tratar a coleta de lixo como um problema de saude e garantir a coleta diaria, e de preferencia, considerando a coleta seletiva. Por outro lado, a população deve fazer sua parte não jogando o lixo nas esquinas das ruas.
    O despertar ambiental depende da ação de todos nós.
    George Dantas

    ResponderExcluir
  10. Cheguei hj de férias e passei por salvador, aracaju e maceió e de longe salvador é uma cidade muito suja, as ruas fedem. Na verdade não entendo o que as pessoas veem tanto em salvador.
    Não perco mais meu tempo em voltar a salvador.

    ResponderExcluir
  11. curitiba nao e a cidade mais limpa do brasil,e sim dentre as citadas a cima.considero a capital mais limpa aracaju,tudo la e arrumadinho,bonitinho charmozo

    ResponderExcluir
  12. Fui lá pra nunca mais, êta cidade fedorenta e suja e o povo não tem educação, até as mulheres abaixam as calças no meio da rua e fazem xixi, coisa horrível.....

    ResponderExcluir
  13. Todas as cidades do Brasil deveriam ser bem limpas! independete de ESTADO! Realmente Salvador esta muito suja, sem falar nas praias que estao abandonadas, isso é lamentavel, pois as prais sao tao lndas! Uma cidade que recebe tantos turistas do mundo todo, deveria ter vergonha esses gonvernates! e sem falar tb no centro historico, que horrivel! Salvador pra mim é umas das cidades mas lindas do Brasil ee tb mto suja.

    ResponderExcluir
  14. e a maior cidade do Brasil tem menos lixo que Salvador?! Ahh faça-me o favor viu!!!

    ResponderExcluir
  15. Salvador é suja mesmo!!!povo lá é nojento...affff.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nojento, sem educação, podre. Se eu pudesse dar um conselho as pessoas, diria para nunca irem para aquele cú de mundo.

      Excluir
  16. Olha passei 12 dias em Salvador,não entendo como as pessoas conseguem respirar normalmente não fede só lixo nãooo!!fede tudo! a cada baixada que você passa é esgoto puro.As pessoas comem na rua e joga copos,latas,papeis no chão com uma tranquilidade tão grande como se fosse normal.Eu ficava cada dia mais horrorizada,entrava nos mercados tudo fede não entendia porque.A coleta passava todos os dias mesmo mas o que já começou desorganizado vai passando de geração em geração não tem concerto porque as próprias crianças vão crescendo,convivendo com isso e achando normal.Educação vem de berço gente,não e´escola que dá educação a ninguém.Fiquei triste porque nunca imaginei que fosse assim.

    ResponderExcluir
  17. Moro em Salvador (apesar de não ser nativo daqui, sou paulistano), e posso garantir que Salvador é a pior capital para se morar no Brasil.

    Cidade suja, povo sem educação (leia-se cidadania), carros com som alto tocando esses pagodes e axé baianos, afe maria, que horror isso aqui.

    ResponderExcluir
  18. Moro em Salvador (apesar de não ser nativo daqui, sou paulistano), e posso garantir que Salvador é a pior capital para se morar no Brasil.

    Cidade suja, povo sem educação (leia-se cidadania), carros com som alto tocando esses pagodes e axé baianos, afe maria, que horror isso aqui.

    ResponderExcluir
  19. Salvador é realmente uma cidade muito suja, primeiro devido a falta de educação dos baianos depois pelo descaso do prefeito.Vivemos só de carnaval e achamos que isso é grande coisa.

    ResponderExcluir
  20. Já ouvi dizer que o povo de salvador é sem educação, e se pedir imformação para o povo lá. eles te largam falando sozinho cidade é muito suja. nunca gostei de lá.

    ResponderExcluir
  21. Quer foder com sua vida social, mude-se para salvador-ba.

    Nas ruas só gente sem educação, sem um pingo de noção do que é respeito. Só querem bagunça, cachaça, pagode, carnaval, e sempre bancar os espertões, visando tirar vantagem em tudo.

    ResponderExcluir
  22. Não concordo em parte com você, pois a quantidade de sujeira acumulada em determinados trechos é proporcional a quantidade de pessoas e veículos que por lá circulam, principalmente nas cidades mais populosas.

    ResponderExcluir