sábado, 9 de janeiro de 2010

TPT_Tudo pela Toada. Um movimento em favor da cultura


Uma ideia surgida logo após o término do festival folclórico de Parintins de 2009 entre membros das comunidades do Garantido e do Caprichoso na rede social Orkut fez decolar um movimento em favor do resgate da toada aqui em Manaus, movimento esse que é conhecido como “Tudo pela Toada”.
Tudo começou com uma proposta lançada nas páginas dos bois, pelo Jornalista Herman Marinho, perguntando, quem daria R$ 1,00 pela toada, como forma de arrecadar recurso, muitos colaboraram, mas o grupo percebeu que esse formato não se sustentaria e partiram para outra ideia, promovendo eventos para gerar os recursos necessários ao andamento do movimento.
Reuniões em locais públicos com torcedores dos dois bois levaram a formação de uma equipe para gerenciar o movimento, essa diretoria trabalha um formato de gestão compartilhada, e igualitária entre vermelhos e azuis.
O movimento conta inclusive com uma toada tema, composição de Júlio Cesar e Paulinho Medeiros, que sempre é executada na radio web e durante os eventos.
Em 2010, a abertura para novos sócios é uma das novidades afirmou o Presidente do Movimento Pedro Alves.
O movimento não concorrerá com o Movimento Marujada e nem com o Movimento Amigos do Garantido na realização de eventos e promoções, e sim, trabalhar em paralelo para o efetivo resgate da toada como cultura popular, ocupando espaços nas rádios, tv’s, jornais, web radio, jornais, revistas etc., e isso inclui a compra de espaço em uma rádio e/ou TV, para veicular um programa de toadas, fortalecendo a presença do TPT na internet, usando todas as ferramentas, inclusive as de redes sociais.
Por fim, uma vez consolidado o movimento em Manaus, levar a experiência também para Parintins durante o período de realização do Festival Folclórico, onde o ritmo da toada deve ser o fio condutor para propagar a alegria e confraternização entre todas as cores.
EU SOU TUDO PELA TOADA!

Quem quiser conferir mais detalhes sobre o Movimento Tudo pela Toada, pode acessar:
http://tudopelatoada.blogspot.com/ (homepage)
www.twitter.com/tudopelatoada (twitter)
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=92380601 (Comunidade no Orkut)

3 comentários:

  1. Parabéns pelo blog e pelo artigo. Seus destaques são sempre pertinentes e muito inteligentes.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Roger,
    Estamos cumprindo nosso papel de colaborar com o resgate e divulgação da nossa cultura.

    ResponderExcluir
  3. George,
    Sabia do seu blog, mas ainda não tinha vindo visitar até bem pouco tempo. Parabéns pela iniciativa e obrigada pela bela matéria sobre o TPT, movimento ao qual me dedico de coração, assim como ao nosso Garantido. Estarei sempre por aqui, agora!
    Beijos,
    Karina Moreno.

    ResponderExcluir