sábado, 23 de janeiro de 2010

Clube da Toada. Onde todos os toadeiros se encontram.


Em nosso último artigo da série “Movimentos de Resgate da Toada” escrevo hoje sobre o Clube da Toada.
Esse movimento surgiu entre alguns “toadeiros” que queriam ouvir toadas em espaços alternativos aos programas oficiais dos Bois em Manaus, eles se reuniam uma vez por mês para curtir nosso ritmo ao estilo de “roda de toada”.
De início, não tinha um local específico para esse propósito, e em conversas com a diretória do Olympico Club, surgiu o acordo para realizar esse evento –entre amigos- de forma sistemática nas dependências do parque aquático do clube. Trato feito e o grupo passa a realizar o evento, ainda com o nome antigo, a partir do dia 05 de abril 2009, em um projeto de parceria PA Chaves, Olympico Clube e Escola de Samba da Kamélia.
A concorrência do Clube da Toada com a temporada bovina e a ausência de mídia formal do evento impedia a presença de um maior público, mesmo assim, os organizadores acreditavam na força do projeto no médio prazo, haja vista dois atrativos disponibilizados ao público, a entrada franca e a oportunidade dos torcedores terem um acesso mais intimista com seus artistas preferidos. Essas características ajudaram a massificação do evento juntamente com a divulgação nas redes de relacionamentos sociais.
A primeira barreira havia sido vencida, com o clube funcionando no primeiro semestre, após o encerramento da temporada oficial do boi em Manaus, o Clube da Toada se consolidou de vez como o local como ponto de encontro dos toadeiros, haja vista que os artistas de Manaus e de Parintins começaram a participar de forma mais efetiva cantando aos domingos no Clube.
O terceiro momento do clube foi a partir de 27 de dezembro, quando passou a cobrar ingresso, ainda de forma simbólica, no meu ponto de vista, e a partir daí, apresentar um som de mais qualidade e configurar a continuidade uma banda musical de talento para acompanhar os artistas.
Surpreendeu a todos a receptividade dos frequentadores à cobrança do ingresso, e de forma inversa à lógica, a partir da cobrança o público não para de crescer, consolidando de vez o local como o “point” de quem torce pelos Bois Caprichoso e Garantido, os bois de Manaus e os Bois da Amazônia.
Uma característica do Clube da Toada é o princípio da igualdade de espaços destinados a cada boi, dividindo-se a execução das toadas de forma privilegiar o mesmo tempo a cada boi, uma exigência do público e talvez neste ponto, resida um pouco da explicação do sucesso do local.
Hoje, a estrutura do evento conta com o anfitrião PA Chaves, uma equipe de voluntárias como Lih Caminha, Sabrina, Karina e outros, além de uma banda formada por seis músicos fixos, maestro Walteir, Geraldo Brasil, Francisnaldo, Henrique, Caio e Rondy, e a cada domingo recebe uma atração musical, sendo uma que represente o Garantido e outra que represente o Caprichoso, além disso, o anfitrião abre espaço para que novos talentos também possam subir ao palco e cantar duas ou três toadas como forma mostrar seu trabalho.
Pensando naqueles que eventualmente não possam ir ou que estejam fora de Manaus, o Clube da Toada transmite o áudio do evento através de uma web radio na internet.
PA Chaves hoje faz parte do grupo de artistas que cantam toadas em Manaus e é reconhecido por seus colegas cantores como um talento em formação.
Para quem ainda não sabe, PA Chaves é ritmista da Batucada do Boi Garantindo, onde toca caixinha, e hoje compõe o grupo de Manaus na Arena do Bumbódromo em Parintins e desde 2009, alternativamente, já se apresenta em pequenos eventos cantando com a Batucada.
Clube da Toada, onde todos os toadeiros se encontram!

Para maiores detalhes sobre o projeto, acesse os links abaixo:
Comunidade no orkut
http://www.orkut.com.br/Main#Community?rl=cpp&cmm=97400786
Chat no MSN: group201755@groupsim.com
Contato direto: pachaves26@hotmail.com
Celular: (92) 8109-8829

12 comentários:

  1. adoreeiiii gerogeeee *___*
    O clube d toada e mesmo um lugar pra nos FANATICOS e FOMINHA por BOI tanto o choso qnto o TIDO =D
    CLube da Toada =) onde os toadeiros se encontram :D
    ainda tem muito clube por ai !!! *__*

    ResponderExcluir
  2. Valeu George, vc como profundo conhecedor desta area esta contribuindo para nossa cultura local, um muito obrigado a vc!

    ResponderExcluir
  3. Queridos,
    Fico contente que vocês tenham gostado, e espero contribuir muito mais com o nosso ritmo, com a nossa cultura de Caprichoso e Garantido e com a nossa Amazônia.

    ResponderExcluir
  4. Achei ótimo sua iniciativa de comentar sobre os movimentos que buscam o resgate de nossa maravilhosa cultura. Melhor ainda são esses movimentos (TPT, CT e VERZUL) que tentam incansavelmente manter viva as nossas raizes.

    Todos os artigos comentados por vc são de grande importância tanto na área cultural quanto na área de meio ambiente e preservação.

    Parabens!

    OBS: CLUBE DA TOADA... SHOW DE BOLA!!

    ResponderExcluir
  5. Quem é lih Caminha?

    ResponderExcluir
  6. Nossa que idéia fantástica...Eu como uma boa parintinense amei o Blog George,temos que dar valor ao nosso rítimo...eu agradeço a todos que ajudam e contribuem para divulgação da cultura Amazonense...em especial minha Amiga lívia Camila...
    Abrejos a todos =* LORENA BRASIL

    ResponderExcluir
  7. Que bom que a nossa cultura está sendo valorizada através desse blog.
    parabéns blog do George Dantas, continue assim escrevendo sobre nosso rítmo.

    ResponderExcluir
  8. Cada vez mais tenho certeza que esse espaço é da nossa cultura.

    ResponderExcluir
  9. Obrigada George por esta sempre presente e apostar no talento de P.A. que merece e de todos os amigos que ajudam neste projeto que virou uma
    grande realidade.

    Sabrina Matos

    ResponderExcluir
  10. gosto muito do club da toada é tudo de bom.. como nada é perfeito eu axo que o p.a ñ devia falar que gosta da va ca do garantido,ñ deveria se pronuncia deria ser neutro.pois assim querendo ou ñ acaba favorecendo a vaca do garantido , fora isso ta tudo bom ha tem + uma coisa ja que ta sendo cobrado uma taxa de R$2.00, DEVERIA TER UNS SEGURANÇAS NE.

    ResponderExcluir
  11. Eu como gaucha apaixonada pelo Boi considero o Cluba da Toada um local perfeito para passar o domingo...adoro Boi Bumbá e tava sentindo falta de um espaço assim..depois de Parintins pois era quando ficava um vazio no coração dos toadeiros....
    Não consigo entender a falta de incentivo para uma manifestação cultural tão rica....e fico feliz de saber que temos pessoas interessads em divulgar este espaço

    ResponderExcluir
  12. Gente pelo amor de DEUS,TAVA EXCLUINDO CONTATOS QUE EU NEM FALAVA MAIS AQUI E EXCLUI SEM QUERER O CLUBE DA TOADA,ME PÕE DE VOLTA LÁ!!!

    ResponderExcluir