quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

MPE e as áreas de risco em Manaus


MPE_Ministério Público do Estado realizou ontem (12/jan) reunião com vários órgãos governamentais com o propósito de avaliar a situação atual em relação as áreas de risco, assunto que abordei aqui no Blog, na semana passada.
Defesa Civil do Estado e do Município, além dos Bombeiros foram os mais questionados e a conclusão que chegaram, foi que a responsabilidade daquela situação são dos próprios moradores dessas áreas de risco.
No mínimo irresponsável essa conclusão, um autêntico atestado de incompetência desses órgãos.
É claro que os moradores dessas áreas têm a sua parcela de culpa pela ocupação irregular, mas devemos levar em conta que, essa ocupação ocorre justamente pela ausência do Poder Público, entenda-se Estado e Ministério Público, em fazer cumprir seu dever, impedindo à construção de moradias nesses barrancos a margem do Rio Negro.
Observa-se, uma quantidade enorme de casas se equilibrando nos barrancos com erosão intensa e em vias de desmoronamento, nessa época em que Manaus recebe uma carga imensa de águas por conta do inverno a somos submetidos.
O que se espera, é que esses órgãos públicos não deixem para aparecer ou mostrar sua ação, apenas quando acontecer alguma tragédia.
O dano ambiental já está configurado, porém nada impede que ações sejam executadas para evitar a extensão desse dano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário