sábado, 2 de janeiro de 2010

A busca pelo resgate da toada.


Os mais saudosistas jamais esquecem o “boom” das toadas por ocasião dos ensaios na Tvlandia e no Olímpico, na década de 90,época que o festival de Parintins explodiu em Manaus. Aos sábados, os eventos reuniam 10 vezes mais pessoas do que hoje, mas tudo isso agora é só uma lembrança de um passado onde a toada tinha vez e voz.

Hoje, não temos mais nenhuma opção de ouvir toada nem nas rádios e tampouco nas tv’s, isso motivou iniciativas de grupos e de pessoas a buscas alternativas que possam viabilizar o resgate dos espaços perdidos, especialmente para o forró, que grassa na noite manauara.

Em 2007 e 2008, a Batucada do Garantido, sob a coordenação do Peara Clemilton Pinto começou o projeto “Batucando no Verão” realizado no Almirante, que ia de agosto a dezembro, visando oferecer uma alternativa para os amantes dos bois de Parintins e da toada, comprando espaço em outdoors e rádio. Na esteira do sucesso do Batucando, surgiu outro projeto, chamado de “Casa da Toada” comandado por David Assayag que buscava um público com maior poder aquisitivo, realizando eventos no Ao Mirante.

Enquanto isso reinava, único e absoluto o “Tucumã e Toada” único programa de boi/toada que existia na televisão, e melhor, uma TV pública.

Todavia, em 2009 muitas mudanças, o Tucumã e Toada apresentado por Herman Marinho, saiu da grade de programação da TV Cultura, esse acontecimento motivou o surgimento de novas investidas por pessoas abnegadas em não deixar o movimento de boi acabar em Manaus.

Na esteira das novidades, surgiu o movimento TPT_Tudo pela Toada que, de forma bem simplista, busca arrecadar fundos e comprar espaços em radio e TV, apresentando programas focados na cultura do boi bumbá e da toada, como isso ainda não aconteceu, alternativamente, os idealizadores do projeto lançaram no ar uma radio na internet, a radio web TPT, coordenado por um grupo que conta com Thiago Leite dentre outros que tem uma grade de programas de entrevistas ao longo da semana, onde direto de Manaus-Am transmite toada 24h por dia.

Outro projeto de resgate da toada, é o “Clube da Toada” que acontecem todos os domingos no Olímpico Clube, de 16 às 21h, que reúne os amantes da toada e dos bois de Parintins, iniciativa essa de um jovem cantor PA Chaves.

Existem também agora, mais uma opção de radio pela internet, é a Radio Web Verzul, que também busca o resgate da cultura do boi bumbá, projeto coordenado por uma equipe que conta com o Paulo Gilberto entre outros, que do município de Careiro da Várzea-AM transmite toadas de bois de todos os estados da Região Norte.

Interagindo com esses diferentes públicos, toda essa iniciativa tem seus próprios grupos de discussão, onde temas diversos ligados à toada e aos bois são objetos de posicionamentos de lado-a-lado, regidos por regras próprias.

Ações como essas nos fazem acreditar que, no futuro, a toada, que é o nosso ritmo, voltará a ter o espaço, o destaque que merecem. Todas essas iniciativas merecem nosso respeito e aplauso.

Um comentário:

  1. auhauh agora q eu fui ver q dava pra comentar :X
    Adoroo movimentos relacionados a TOADAS o.o !! toadas forever !!

    ResponderExcluir