quinta-feira, 6 de maio de 2010

Seringais em alta


A empresa francesa Veja, que produz tênis ecológicos e pratica o comércio justo(fair trade), trouxe um novo alento aos seringueiros da RESEX Chico Mendes, Reserva Extrativista localizada no estado do Acre.
Para a confecção de solados de tênis, a Veja adquiriu da comunidade 30 toneladas de borracha natural, numa parceria inédita entre a empresa, a Unb e a Resex, os tênis são vendidos na Europa entre 65 e 160 euros.
A borracha natural, originária da floresta, recebe um tratamento químico desenvolvido pelo Laboratório de Tecnologia Química da UnB_Universidade de Brasília, conhecido como FDL_Folha de Defumação Líquida.
A Resex estará fornecendo esse segundo lote ao preço de R$ 7,00/kg, sendo que os seringueiros ainda terão um adicional de subvenção do estado do Acre de R$ 1,40/Kg.
O autor da tecnologia da FDL é Floriano Pastore, que destaca as qualidades ambientais e sociais desse projeto nascido na UnB, como a participação familiar e a manutenção do seringueiro na floresta.
Parcerias como essa, demonstram ser possível levar tecnologia para a floresta e ao mesmo tempo, agregar valor a esses produtos, gerando desenvolvimento sustentável para as comunidades.
Para saber mais detalhes, acesse:

Nenhum comentário:

Postar um comentário