quarta-feira, 12 de maio de 2010

Panorama Global da Biodiversidade


A ONU_Organização das Nações Unidas lançou ontem (10) o GBO-3 (Global Biodiversity Outlook) sigla em inglês para o Panorama Global da Biodiversidade, alertando que o compromisso mundial de uma redução significativa da perda de biodiversidade, não foi atingido, metas essas que foram assumidas na CDB_Convenção sobre Diversidade Biológica.
No relatório, são apontadas a cinco principais pressões que estão causando a perda de biodiversidade, que são: alteração nos habitats, sobre-exploração, poluição, espécies exóticas invasivas e alterações climáticas. Por outro lado, registra-se significativa redução de perdas florestais em algumas regiões, com destaque para o Brasil, resultante do programa de áreas protegidas da Amazônia (ARPA).
Pelo estudo, a ONU estima um custo entre US$ 2 trilhões e US$ 5 trilhões por perda de cobertura vegetal das florestas. Este cálculo é resultado de um projeto conhecido como EBB_Economia dos Ecossistemas e da Biodiversidade que considera os serviços da natureza, como purificação da água, do ar etc.
O GBO-3 propõe ainda uma série de ações para reduzir a perda de biodiversidade, dentre as quais destaco:
- Garantir que os benefícios decorrentes da utilização dos recursos genéticos e dos conhecimentos tradicionais e a eles associados, bem como do acesso aos mesmos – provenientes, por exemplo, do desenvolvimento de medicamentos e cosméticos - sejam equitativamente partilhados com os países e as culturas de quem provêm.
- Comunicação, educação e sensibilização com vista a assegurar que, na medida do possível, todas as pessoas, compreendam o valor da biodiversidade e as medidas que podem tomar para protegê-la, modificando os seus padrões de consumo e comportamento.
Esse relatório será debatido por líderes mundiais e chefes de Estado num segmento especial de alto nível da Assembleia Geral, que acontecerá em 22 de setembro na Sede da ONU em Nova York e suas conclusões também serão fundamentais para as negociações que serão feitas pelos governos na Cúpula sobre Biodiversidade de Nagoya (Japão), em outubro.




Nenhum comentário:

Postar um comentário