terça-feira, 4 de maio de 2010

Desmatamento. Redução significativa na Amazônia

O INPE_Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais disponibilizou dados consolidados do desmatamento na Amazônia relativo a agosto/2008 a julho/2010 por corte raso. Informação vem do PRODES_Projeto de Monitoramento do Desflorestamento na Amazônia Legal, concluindo que o desmatamento nesse período foi de 7.464 Km². Na estimativa publicada em novembro/2009 os números sinalizavam um desmatamento por volta de 7.008 km².
Os 7.464 km² representam uma redução de 42% na taxa de desflorestamento em relação ao período compreendido entre 2007-2008, esse percentual representa a menor taxa anual encontrado desde que o INPE iniciou a série histórica do monitoramento por satélite na Amazônia em 1988.
Houve redução de desflorestamento em todas as unidades da federação que compõem a Amazônia Legal, demonstrando que as ações do poder público tem sido eficientes na redução do desmatamento.

Amazonas segue firme na sua posição de estado com menores taxas de desmatamento, mas precisa evoluir para as demais questões além do ambiental, como o social e o economicamente justo, criando políticas mais eficazes para o desenvolvimento sustentável no interior do Estado, como o trato dos resíduos sólidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário