segunda-feira, 17 de maio de 2010

Brasil perde 8 bilhões/ano deixando de reciclar

O IPEA_Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada divulgou na sexta-feira (14) no Ministério do Meio Ambiente, um relatório revelando que o Brasil perde mais de 8 bilhões por ano, ao deixar de executar políticas ambientais para reciclagem de lixo, transformando todos os resíduos em lixo comum e despejando tudo nos lixões públicos e aterros das cidades brasileiras.
A partir do relatório, foi também apresentado o estudo Pagamento por Serviços Ambientais Urbanos para Gestão dos Resíduos Sólidos. Amparado em dados econômicos, o estudo apresenta estimativas de benefícios ambientais e financeiros ao propor instrumentos como o pagamento por produtividade e acréscimos compensatórios graduados, crédito cooperativo e formalização das cooperativas.
A Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira a partir desse estudo, instituiu um grupo de trabalho interministerial para consolidar em 45 dias, o primeiro programa de Pagamento por Serviços Ambientais Urbanos associado à coleta do lixo e ao cooperativismo dos catadores.
O envolvimento dos municípios será fundamental para que o programa avance e possa transformar em realidade a adoção de políticas ambientais adequadas na disposição dos resíduos sólidos.
A Cidade de Manaus e os municípios do interior do estado precisam aproveitar essa oportunidade e se inserir, de vez, nesse contexto, transformado a realidade existente de lixões a céu aberto para um novo modelo, que considere a disposição correta dos resíduos sólidos urbanos em aterros sanitários, considerando verdadeiramente, todas as oportunidades que a coleta seletiva e a reciclagem oferecem para uma política ambiental municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário