quarta-feira, 5 de maio de 2010

Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

Ontem (05) foi comemorado o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa com o tema “Liberdade de Informação”.
O direito a informação é inalienável a população e não deve ter nenhum tipo de censura ou cerceamento na livre criação e circulações do pensamento.
No Brasil, num passado recente que não devemos esquecer jamais, jornais e revistas foram submetidos a censura para que a população não soubesse de fatos tristes da nossa história.
O governo atual até que tentou estabelecer um controle social criando um conselho federal de jornalistas, em contrapartida, o Ministro Gilmar Mendes concedeu uma liminar determinando que para exercer a função de jornalista o cidadão não precisa ter curso diploma.
No mundo atual, com o advento da internet, a informação adquiriu o status de livre circulação, sem amarras, pois a rede é completamente aberta e está disponível a qualquer uma pessoas que tenha um computador ou um portátil como notebook/netbook.
O acesso a informação ajuda construir cidadania, por isso, não para de crescer os blog, onde qualquer pessoa pode escrever o que pensa sobre qualquer assunto, como forma de disseminar informação.
As mídias sociais, como twitter, orkut, facebook, msn, google talk lideram as estatísticas de usuários, cujo principal papel é a troca de informação livremente. A livre circulação da informação proporciona termos a oportunidade de acompanhar as taxas de desmatamento na Amazônia, os desastres ambientais nos rincões da floresta, tudo isso é possível com auxilio da informação que é disponibilizada para todos.


A promoção da liberdade de informação é um dever do Estado e cabe a Sociedade saber utilizar esse benefício da melhor forma, levando cidadania através da informação.

2 comentários:

  1. Não há muito o que comemorar. Hoje no Amazonas vivemos na mídia uma censura mais cruel se comparada dos tempos da ditadura que era mais visível, palpável. Há órgãos de comunicação cujos donos se valem dos veículos para realizarem chantagens e extorsões camuflados através de discursos de veículos independentes. Outros, impõe em suas redações censuras nas informações movidos pelos seus interesses financeiros. Há ainda a censura imposta pelos poderes públicos, Executivo, Legislativo e Judiciário com a conivência dos proprietários de rádios, jornais e televisões.
    Quem perde com isso é a grande massa da população. O único consolo é que temos as redes sociais que estão fora do controle dos poderosos. É nela que as informações, até mesmo um tanto que distorcidas são disponibilizadas para pelo menos alguns segmentos da sociedade. Mesmo assim setores que até em um passado recente se diziam progressistas, querem impor barreiras para o acesso da informação.

    ResponderExcluir
  2. Eduardo,
    A sociedade não pode se curvar a isso.
    Exemplos como o Correio não devem se repetir.
    Amazonas precisa evoluir e os veículos de comunicação também.
    Os blogs, são agora o calcanhar de aquiles da mídia tradicional, além da instantaneidade das informações geradas pelo twitter.

    ResponderExcluir