segunda-feira, 31 de maio de 2010

A disputa pelo Governo do Amazonas

Observando o cenário para a disputa do Governo do Estado em outubro/10, duas chapas estão extraoficialmente colocadas no tabuleiro político e trazem a polarização em torno de candidatos originários da mesma escola política, no caso, o Senador Alfredo Nascimento e o Governador Omar Aziz, exceção seja feita, ao candidato a vice de Alfredo que é Serafim Correa, oriundo da oposição.
O mais curioso de tudo, é a posição do Governador Omar Aziz, que no passado, foi vice de Alfredo, que o impede de fazer críticas à gestão de ambos na Prefeitura de Manaus, lhe restando apenas centrar fogo no desempenho do ex-ministro Alfredo durante o período que o mesmo foi Ministro dos Transportes do Governo Lula.
Alfredo Nascimento vem costurando bem sua base de apoio, iniciada com a composição entre o PR (do qual é presidente nacional) e o PSB do ex-prefeito Serafim Correa, isso lhe rendeu bons dividendos políticos, além de preciosos minutos de TV/Rádio quando começar o horário eleitoral gratuito. O fato de já ter definido Serafim Correa como candidato a vice em sua chapa, ajudou a consolidar posições políticas, ao passo que Omar ainda nem sabe de onde virá seu candidato à vice, que hoje balança entre José Melo e Rebecca Garcia, ela que é a moeda de troca do atual prefeito de Manaus Amazonino Mendes para dar apoio político à candidatura de Omar Aziz.
Governador Omar Aziz vai defender a bandeira dos projetos iniciados pelo ex-governador Eduardo Braga, com destaque para o Prosamim, a Ponte Manaus-Irandura e o Zona Franca Verde.
Senador Alfredo Nascimento/ Serafim Correa defendem a gestão profissional no poder público, a transparência na atuação do gestor público, o zelo pela coisa pública e a soma de experiências na administração pública.
Acredito que nessa eleição, além da campanha tradicional do corpo-a-corpo junto ao eleitor, outros dois vetores serão decisivos para conquista do eleitor.
O “Fator Ambiental” deverá ser um componente obrigatório nos planos de governo. Avanços serão necessários nas políticas de proteção à floresta, assegurando inclusão social e digital. Garantir que as UC_Unidades de Conservação saiam do papel e passem a existir de fato com gestores qualificados e criação de mecanismos sociais que remunerem de verdade aquelas pessoas que garantem a preservação dos recursos naturais.
O “Fator Midiático” irá influenciar decisivamente em favor daquele candidato que melhor se comunicar com seu público usando as ferramentas da internet, como os sites de campanha, os blogs, os sites de relacionamentos e mais especificamente, o microblog twitter, onde a chance do debate de ideias diretamente com o eleitor ajudará a decidir em quem votar, lembrando que as velhas práticas políticas não são bem vindas nessas novas ferramentas de mídia.
Nessa eleição, os municípios de Tefé, Parintins, Itacoatiara e Manacapuru vão decidir quem será o próximo governador. Portanto, o candidato que oferecer a melhor alternativa de desenvolvimento sustentável para o interior certamente vai ganhar a disputa.
Neste momento, pesquisas sugerem que a chapa Alfredo/Serafim largou na frente pela disputa para o governo, restando aguardar como esse quadro vai evoluir com o início do horário eleitoral.

3 comentários:

  1. George, tem um pequeno problema na informação de que a deputada federal Rebecca Garcia é "moeda de troca" de Amazonino para apoiar Omar: Rebecca foi preterida por Amazonino na escolha do vice. Ele optou por Carlos Souza e o ajudou a tomar o comando do PP-AM do pai de Rebecca, o então deputado federal Francisco Garcia. Acho que isso não bate com torná-la "moeda de troca" agora.

    ResponderExcluir
  2. Caro Anonimo, não vem com esse papo furado, todos são pau mandado do Amazonino...

    ResponderExcluir
  3. Pra mim... tudo farinha do mesmo saco!

    Vou esperar pra ver se surge alguem com propostas realmente realistas e capazes de serem realizadas.

    abraços

    ResponderExcluir