sábado, 22 de maio de 2010

Dia Internacional da Biodiversidade

Em 1992, na Rio/92 foi assinada a CBD_Convenção da Biodiversidade, sob o patrocínio da ONU_organização das Nações Unidas, que se transformou no primeiro documento legal que buscava assegurar a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais. Um primeiro movimento que buscava criar mecanismos de proteção ao meio ambiente em face do desenvolvimento econômico
A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou o ano de 2010, como o Ano Internacional da Biodiversidade, com o propósito de aumentar a consciência sobre a importância da preservação da biodiversidade em todo o planeta.
Nesse dia em que se comemora o DIA INTERNACIONAL DA BIODIVERSIDADE, devemos chamar atenção para as responsabilidades compartilhadas.
Biodiversidade significa tudo aquilo que envolve o mundo natural, como as plantas, os animais, os micro-organismos, ou seja, todas as formas de vida no planeta. Sem deixar de considerar todas as inter-relações existentes entre todas as formas de vida.
Estimativas sugerem a existência de algo entre 10 3 50 milhões de espécies animais e vegetais, todavia, até hoje temos catalogados um pouco mais de 1 milhão e meio de espécies.
Os cientistas consideram o Brasil, um país “megadiverso”, pois cerca de 20% de todas as espécies conhecidas estão por aqui, mais especificamente na nossa Floresta Amazônica.
Os maiores riscos a perda de biodiversidade, vem das agressões ao meio ambiente, ao uso irracional dos recursos naturais e a expansão da fronteira agrícola combinada com a expansão urbana usurpando territórios de plantas e animais.
Os governos e sociedade organizada são responsáveis pela proteção da biodiversidade, do lado do governos em estabelecer políticas públicas que preservem os ecossistemas e a sociedade realizando a fiscalização dessa proteção e denunciando agressões, quando necessários, aos organismos judiciais.
Como a biodiversidade é importante na nossa vida? Simples, o oxigênio que você respira, a maior parte vem, dos plânctons dos oceanos ou das florestas existentes em nosso planeta, portanto, você deve ser o mais interessado na proteção da biodiversidade.
Para nós que vivemos no bioma Amazônico, a nossa responsabilidade é muito maior, pois a ciência do futuro, a biotecnologia vai se consolidar aqui, as matérias-primas para os remédios do futuro que salvarão vidas no mundo inteiro, sairão daqui da Floresta Amazônica.
DIA INTERNACIONAL DA BIODIVERSIDADE. Vamos proteger nossa diversidade.
Fonte: ONU, wwf


Nenhum comentário:

Postar um comentário