quarta-feira, 29 de setembro de 2010

O real estado da saúde no Amazonas.

Foto: D24AM

Por: Fillipy Sampaio

A maquiagem está saindo do Hospital Pronto Socorro 28 de Agosto.

No dia 31 de março de 2010 foi reinaugurado o Hospital Pronto Socorro 28 de Agosto, um hospital de conhecido do grande público pelo seu atendimento de traumas emergenciais. Pois bem, ele foi reformado e ampliado na gestão do ex-governador Eduardo Braga junto com seu vice Omar Aziz.

A motivação do post é bem simples, mais uma vez em um curto espaço de tempo, me deparei com situações absurdas na qual o povo que busca atendimento na unidade vem passando.

No dia 26/09/2010 na madrugada do domingo, eu estava presente no 28 de Agosto em atendimento a um ente querido, quando olhei ao redor e vi uma senhora deitada em uma maca, sem colchão durante um tempo um bom tempo, esperando atendimento sem nenhum conforto. Foto: http://twitpic.com/2sakn9 A acompanhante perguntou da equipe de plantão se havia um colchão e obteve a seguinte resposta: “Senhora, a unidade não possui nenhum colchão... infelizmente.” (sic). Quando eu ouvi essa resposta fiquei revoltado, mas não externei o sentimento... Mas deu muita vontade de perguntar a equipe que estava lá: Como pode um hospital que custou mais ou menos R$ 62 milhões, não um colchão? Ver essa senhora do jeito que estava me partiu o coração.

Como eu passei a madrugada nos 28 de Agosto pude ver mais coisas absurdas que segundo os funcionários são absolutamente normais. Uma dessas situações são pessoas deitadas de qualquer forma esperando atendimento.




A ideia de reforma e ampliação é louvável, porém tem um detalhe que passa aos olhos de quem estar no poder, como receber e acolher as pessoas mais necessitadas de forma digna e eficiente? Montar um hospital com equipamentos e estrutura moderna é de extrema necessidade, mas saúde não é só isso, apesar de ser considerada como números e dados estatísticos.

Uma coisa é fato a maquiagem do 28 de Agosto está saindo, e não tem nem 1 ano de reforma. No dia da reinauguração o ex-governador Braga disse a seguinte frase: “O Hospital e Pronto Socorro 28 de Agosto representa o compromisso do Estado com a dignidade e a qualidade de vida da população.” (sic). Infelizmente esse compromisso não vem sendo cumprido plenamente. O atual governador Aziz, também presente a cerimônia, afimrou que o Hospital e Pronto Socorro vai ser referencia em atendimento na Amazônia Ocidental. É esperar para ver o cumprimento dessa promessa.

Essa situação toda me fez lembrar o debate da TV Acrítica, onde o candidato Luiz Carlos Sena, lançou o desafio aos integrantes do governo de utilizarem as instalações públicas de saúde, para uso próprio e de seus familiares... Pois afinal a saúde do Amazonas na propaganda eleitoral é perfeita e atende a população na sua totalidade.
@fillipysampaio

Nenhum comentário:

Postar um comentário