domingo, 26 de setembro de 2010

Eleição e Notebooks


A Prefeitura de Manaus, no mesmo diapasão do Governo do Estado do Amazonas promoveu ontem (25), a entrega de notebooks para professores da rede estadual de ensino. Inicialmente, foram entregues cerca de 1.400 equipamentos para um total estimado de 9.000.
Meses atrás, o Governador do Amazonas Omar Aziz havia distribuído cerca de 22 mil notebooks aos professores da rede estadual de ensino público.
O computador pode sim, ser um agente da mudança e da transformação educacional, porém, não vai revolucionar a educação, nem no Estado e tampouco no Município.
A política educacional é construída em bases estruturadas que se apoia em várias ferramentas pedagógicas e o planejamento pedagógico sempre mira um horizonte do ano letivo e não suportaria uma mudança grande de paradigma, como está se propondo, ao educador.
O educador, para incorporar o uso do notebook no processo ensino-aprendizagem necessita de capacitação digito educacional, para que possa vir a cumprir a contento, o que dele será esperado, essa capacitação, embora anunciada, não se sabe ao certo como ocorrerá.
Nota-se, portanto, que essa “doação” de um notebook para cada professor de Manaus, é extemporânea, ainda mais, quando se observa uma disputa eleitoral ferrenha na capital do Estado. Fica difícil não associar isso a uma ação eleitoreira. Prova disso é que, muitos passaram a chamar o equipamento doado de “voteBook”.

Enquanto isso,
Nada foi dito, sobre o acesso universal a internet banda larga para os educadores nas escolas...
Não foi explicado se, os educadores terão ao seu dispor ferramentas auxiliares necessárias aos notebooks, como por exemplo, o Data Show...
Não se ouviu falar nada a respeito de “conteúdos didáticos digitais” disponibilizados para auxiliar os educadores na elaboração de aulas...

Enfim, ação se reveste mais de dúvidas do que certezas que o processo ensino-aprendizagem será mais valorizado para que possa vir a ser uma ferramenta de transformação educacional.

2 comentários:

  1. Muito bem, George! Computador é ferramenta, e não metodologia de ensino. Ou se melhora as bases de ensino, a infra-estrutura tecnológica, a qualificação e o salário dos professores, ou a entrega de computadores será apenas isso: entrega de computadores.

    ResponderExcluir
  2. Acredito que a tecnologia revoluciona a educacao, mas da forma q esta sendo feito, entregando computador em periodo eleitoral fica claro a troca q o gestor espera do funcionario publico... Transformacao nao se faz com politicagem..

    ResponderExcluir