quarta-feira, 30 de junho de 2010

O Dominó Político de Parintins

Estive toda a semana passada em Parintins, por conta dos meus afazeres junto a Batucada do Boi Garantido, uma oportunidade única de estar junto aos perrechés da baixa do São José.
E como não poderia deixar de ser, conversei com muitas pessoas sobre política, indagando preferências ou rejeição a alguns nomes já colocados no cenário político local.
Parece claro que nesta eleição, Parintins tem uma chance real de eleger um deputado estadual, dependendo claro, das alianças já previamente combinadas.
Dois nomes disparam na frente, e por coincidência, ambos são itens do Boi Garantido, que são Israel Paulain e Tony Medeiros.
Israel Paulain vem bem colocado junto ao eleitorado jovem e também junto a pessoas da terceira idade, onde sua juventude, seu carisma e seu desempenho na vereança na Camara Municipal de Parintins e também por sua atuação junto as comunidades ribeirinhas no entorno de Parintins. Claro que, por sua condição artística terá uma penetração muito boa nos municípios que gravitam ao redor da ilha, como Nhamundá, Barreirinha, Urucará, Maués dentre outros. Vejo essa candidatura com boas chances de vitória neste cenário.
Tony Medeiros tem a seu favor um histórico forte como Secretário Municipal de Cultura na gestão de Serafim Correa na Prefeitura de Manaus, que lhe atribui um carisma junto a população da classe média, tanto em Parintins como em Manaus, aliado a isso, circula com desenvoltura em muitos municípios do interior do Amazonas, lembrando sempre dos seus mais de 35 mil votos na ultima eleição.
Todavia, como nem tudo são flores no caminho até a Assembleia Legislativa do Amazonas, o prefeito de Parintins Bi Garcia, não quer ficar de fora dessa eleição e sinaliza que pretende lançar sua esposa Michele Valadares como candidata embaralhando a disputa dentro do PSDB parintinense. A primeira dama de Parintins parece não ter interesse nessa candidatura, visto que está grávida e a eleição seria um duro teste de resistencia e um risco que ela não quer correr. Vejo essa alternativa com poucas chances de vitória fora do território de Parintins.
O cenário político da ilha começa a ter contornos mais concretos a partir de hoje (30) quando acontece a convenção do PSDB em Manaus, e até o dia 5/jul teremos o cenário mais bem desenhado.

4 comentários:

  1. Perfeito artigo. É puro fato o que esta acontecendo, sendo assim, o candidato israel paulain retira sua candidatura para não concorrer com a prefeitura toda de parintins!

    ResponderExcluir
  2. Seu Dominó parece faltar peças.

    Sugiro ler com mais frequencia a imprensa parintinense para ter mais informaçaoes.

    Veja o diz o blog rioldomai.blogspot.com :

    Como já havíamos previsto no início do processo eleitoral, Parintins apresentará 9 candidatura à Assembléia Legislativa. A dúvida era apenas o de Michele Garcia que acaba de ser confirmada como candidata na convenção do PSDB em Manaus. Os candidato são os seguintes:
    Alessandra Azêdo (PCdoB) - Grupo de Omar Aziz
    Clemilton Moriá (DEM) - Grupo Omar Aziz
    Fernando Menezes (PSDC) - Grupo Alfredo Nascimento
    Joel Araújo (PT) - Grupo Alfredo Nascimento
    Israel Paulains (PSDB) - Grupo Hissa Abrahão
    Michele Garcia (PSDB) - Grupo Hissa Abrahão
    Tony Medeiros (PSL) - Grupo Alfredo Nascimento
    Henrique Medeiros (PMN) - Grupo Omar Aziz
    Jander Lobato (PSB) - Grupo Alfredo Nascimento

    ResponderExcluir
  3. Sem desmerecer nenhum dos pré-candidatos mencionados no blog, mencionei apenas aqueles candidatos que considerei, na minha humilde avaliação, com reais chances de obter sucesso nessa eleição.

    ResponderExcluir
  4. Bom... adorei seu blog George Dantas, parabens!
    Eu penso que a politica aqui em parintins e um verdadeiro feztival folcloricdo.Pelo amor de deus as pessoas precisam abrir seus olhos,estao entregando o futuro desta cidade nas maos de personagens. e um absurdo. e sinnhazinha e humorista de quinta, e puxador de toada, e tripa do boi...
    todos fazem parte do grupo politico daqui... tenha do...

    ResponderExcluir