segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

2011 de muitas expectativas

2011 promete ser um ano de fortes emoções para os amazonenses e mais, especificamente, para os manauaras.

No plano político estadual, inicia-se o novo governo de Omar Aziz, carregado de expectativas da mais alta votação dada a um governante. A cobrança das promessas, como o "Ronda nos Bairros",e a promessa de um adesivo para cada morador contendo telefones dos policiais do bairro, será um imenso desafio a ser superado. Além disso, as finanças do estado estão numa situação precária, mesmo com crescimento nas receitas, o Estado terá muitas dificuldades financeiras para concluir obras inacabadas, como a Ponte sobre o Rio Negro e os CETI_Centros Educacionais de Tempo Integral.

Na ALE_Assembleia Legislativa, provavelmente ainda sob o comando do Deputado Belarmino Lins, nada deve mudar em relação ao Executivo, uma bancada de maioria governista deverá garantir a aprovação de tudo que for enviado pelo Executivo, papel que a ALE vem se prestando com muito esmero desde o governo de Eduardo Braga. Espera-se que com a chegada de Marcelo Ramos e Elias Emanuel do PSB e José Ricardo do PT, a voz da oposição faça alguma diferença.

Na CMM_Câmara Municipal de Manaus, a eleição do vereador Isaac Tayah para presidente da casa, derrotando o candidato do prefeito, deverá criar uma situação embaraçosa, haja vista que, agora o presidente da CMM ocupará também o cargo de Vice-prefeito. Não se tem a menor ideia como se dará essa relação, quando Isaac Tayah assumir a Prefeitura de Manaus por ocasião da ausência do titular

Há também, uma grande expectativa acerca do julgamento, pelo TSE do Prefeito Amazonino Mendes, por captação ilícita de votos em 2008. Especialistas em direito eleitoral dizem que um destino negro aguarda o Negão, com a provável cassação do mandato do prefeito e a expectativa sobre quem o substituirá no cargo. Alem disso, a implantação da Zona Azul, o início da cobrança da taxa do lixo e a licitação para um novo sistema de transporte coletivo completam o quadro de dores-de-cabeça que a população de Manaus terá conviver em 2011.

Em Brasília, o Ministro dos Transportes Alfredo Nascimento terá uma segunda chance de se redimir perante os amazonenses, fazendo uma gestão no Ministério dos Transportes que traga muito mais benefícios para o Estado do Amazonas, como a conclusão da BR-319 por completo, a manutenção da BR-174 e a entrega dos portos dos municípios, evitando que brigas políticas possam prejudicar a população do interior.

No Senado Federal, a chegada dos novos senadores Eduardo Braga(PMDB) e Vanessa Grazziotin(PCdoB), juntamente com João Pedro(PT) representando a bancada do Amazonas,sinaliza que os mesmos precisarão se articular bastante na casa, para conseguirem trazer recursos para o Estado e desempenharem bem o papel de defensores da Zona Franca de Manaus, papel que até ano passado foi muito bem representado pelo ex-senador Arthur Neto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário