domingo, 16 de setembro de 2012

Temporal leva destruição e medo em Manaus



Um forte temporal desabou em Manaus, atingindo principalmente as Zonas Norte, Centro-Sul e Centro-Oeste na noite de ontem(15).

A chuva forte começou por volta de 23h20min seguida de um fortíssimo vendaval e trovoadas, raios cortavam o céu em uma noite clara, por volta de 23h30min deu-se início ao apagão com interrupção no fornecimento da energia em muitas zonas da cidade.

Em alguns bairros, como Parque das Laranjeiras, o estrago foi grande levando medo e desespero em muitos moradores de condomínios naquela região, em um deles, o telhado da portaria foi completamente destruído.

Durante os mais de 40 minutos de chuva intensa com rajadas de ventos com mais de 100 km/h os moradores estavam ilhados e sem nenhuma ação com a água que entravam nas casas.

Quando a chuva e a ventaria passaram, ficou o rastro de destruição com casas destelhadas, portões vieram abaixo, muros caídos, outdoors no chão, garagens de toldos desabaram em cima dos carros e muitas árvores derrubadas.

Um morador me relatou hoje cedo, que ficou em desespero com água entrando no quarto impedindo que o mesmo ficasse na casa, a solução encontrada foi passar a noite hospedada em um hotel próximo.

Hoje pela manhã, uma das únicas lojas de materiais de construção localizada no Parque 10 que estavam abertas, já havia vendido mais de 2 mil telhas e muitas lonas plásticas em pouco mais de 3 horas de trabalho.

Na Torquato Tapajós um poste caído trouxe um engarrafamento gigantesco. Carros da Eletrobrás Amazonas Energia são vistos em toda a cidade tentado restabelecer o fornecimento de energia.

Agora o que vemos são trabalhadores tentando reconstruir telhados e motosserras cortando as árvores caídas tentando fazer a vida voltar a normalidade de um domingo que surge com um sol brilhante no horizonte.

A parte boa dessa história toda é que os danos foram apenas de ordem material e não há nenhum registro de danos a pessoas.

Assim, partimos para um domingo de muito trabalho na recuperação das casas atingidas e com o espírito de solidariedade em alta.


















.

Um comentário:

  1. Prezado. Eu ja presenciei a passagem de um tornado a caminho de N. Orleans Era pequeno F1 na escala. O resultado parecido demais com o que vi nas suas fotos. Acho que esta na hora das entidades que cuidam da metereologia comecarem a se preocupar com essa realidade. Contra fatos nao ha argumentos.

    ResponderExcluir