domingo, 20 de fevereiro de 2011

Manaus e os debates necessários



Li hoje(20) no jornal A Crítica que um grupo de pessoas abriu uma página no Facebook para discutir os problemas de Manaus, página essa intitulada de “Manaus- Debates Necessários”. Meus amigos Orlando Camara e Elieide Menezes, alem de outras personalidades importantes da nossa cidade fazem parte desse grupo que busca resgatar a cidadania urbana da capital.
Fiquei muito feliz com a iniciativa, isso apenas comprova que nem tudo está perdido, ainda existem cidadãos preocupados com os rumos da nossa cidade e não concordam com o abandono que a cidade está sendo submetida, e principalmente, pela mais completa ausência do Poder Público em fiscalizar e coibir os desmandos daqueles que imaginam que estão numa terra sem lei.
Que bom seria se, outras iniciativas como essa surgissem, abrindo fóruns de discussão sobre o que queremos para nossa cidade.
O que não podemos é nos acomodar com os ataques que a cidade recebe diariamente, como a ocupação irregular das calçadas. Esse espaço público não é respeitado, nem por lojistas nem por ambulantes, que duelam diariamente por clientes nas ruas centrais da cidade.
Compete ao poder público, reprimir essa conduta com seus mecanismos constitucionais, e caso isso não seja suficiente, deve acionar o Ministério Público em defesa dos direitos difusos do cidadão.

Que Manaus ainda não está minimamente preparada para receber os milhares de turistas que aqui estarão por conta da copa/14 isso nós já sabemos, mas cabe a pergunta. Será que em 3 anos e meio estaremos prontos para tal?

Enquanto isso,
A Prefeitura de Manaus trabalha no varejo, com ações pontuais de marketing na periferia, como a tal campanha “choque de ordem” e deixa de pensar os grandes problemas que afetam toda a coletividade.....

Já a Camara Municipal de Manaus se exime dos debates de real interesse da sociedade e pratica a “politicalha” com ameaças de CPI’s prá e prá cá, intimidando e ameaçando os adversários da hora,esquecendo de pensar e debater a busca da solução dos grandes problemas que afligem o município, como por exemplo, a revitalização do nosso Centro Histórico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário