terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Amazonino Mendes e o "Minha filha, então morra, morra




Na noite de sábado (19) para domingo, uma chuva torrencial caiu sobre a cidade de Manaus, nessa madrugada, na comunidade Santa Marta, na Zona Norte da cidade, três pessoas morreram soterradas causada por um desbarrancamento (deslizamento de grande porção de terra de um barranco). O barraco que a família morava foi construído numa área de risco e foi totalmente soterrado.
Dois dias depois do fato, o Prefeito de Manaus Amazonino Mendes resolveu visitar a área para avaliar os estragos, porém, não imaginava ser cobrado públicamente por moradores, num diálogo tosco, a moradora dizia que “estava ali por não ter condição de ter uma moradia digna”, foi quando o prefeito disse a seguinte pérola “minha filha, então morra, morra”, para completar, o prefeito ainda deu demonstração de preconceito contra nossos irmãos paraenses ao perguntar de onde a moradora era, que respondeu ser do Pará, no que então disse, “então pronto, tá explicado”.
A declaração infeliz, mal educada e carregada de preconceito do prefeito repercutiu na sociedade manauara e caiu nas redes sociais atingindo repercussão mundial no twitter e facebook.
A morte de pessoas que estavam em areas de risco teria sido evitada se o Estado cumprisse seu papel, retirando as pessoas dessas áreas e fiscalizando para que os mesmo não voltassem as ocupações irregulares.
Compete ao Poder Público promover a retirada de ocupantes de áreas de risco, mas, autoridades preferem ignorar e deixam de fazer seu dever de casa, depois do fato (deslizamento e morte) querem aparecer como salvadores da pátria, desses pobres necessitados, e fazem as mais estapafúrdias promessas, como a tal de dar terreno, telha e madeira.
Das autoridades públicas é esperado um comportamento adequado a liturgia que o cargo exige, exemplo do destempero deste caso, prova que o governante não está preparado para lidar com cobranças e críticas.

Enquanto isso,

As 38 áreas de risco mapeadas pelo estado permanecem com moradores nos locais expostos a novos deslizamentos...

A cidade continua sem um plano de contingencia para coibir ocupações junto as margens do igarapés que cortam a cidade...

Prefeitura não tem nenhuma estratégia para evitar invasões que se proliferam na cidade...

Urge que o Ministério Público junto com a Vara Especializada em Meio Ambiente e questões agrárias imponha uma conduta de prevenção para que o municipio retire todas as famílias que se encontram em áreas de risco...

Vamos torcer para que não tenhamos que perder mais vidas por conta da leniência do Poder Público em conter essas ocupações irregulares.

7 comentários:

  1. Xenofobia, desequilíbrio, despreparo e preconceito, são algumas das palavras que podemos nos referir ao ato praticado por este senhor, que infelizmente representa a bela cidade de Manaus-AM.
    Postei minha opinião em meu blog: http://luciebruno.blogspot.com/2011/02/amazonino-morra-morra.html
    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. Me admira muito o Amazonino ter esse tipo de preconceito contra os paraenses. Para quem não sabe, esse verme já morou aqui em Belém, tentou entrar para a política paraense e não conseguiu, passou fome e foi ajudado por políticos da mesma laia dele, que inclusive pagaram sua passagem de volta para Manaus. E por falar em Manaus, estive lá uma vez e detestei. Cidade quente, feia, suja, fedorenta, povo grosseiro e mal-educado, mulheres horrorosas, todas com cara de índia, não comeria uma mocréia daquelas nem que me pagassem. Até o teatro deles é uma cópia mal-feita do nosso lindo Teatro da Paz. Tenho pena dos gringos que vão assistir à Copa naquele fim de mundo. Se é que vai ter mesmo Copa ali...
    - Klaus Hermann Wirz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu sujeito mal educado vc que é um verme sem carate de falar mal de manaus. com certeza vc já deve ter matado sua fome aqui, E em relação de vc ter falado das mulheres elas são manauaras muito lindas, Agora as mulheres do seu estado são quase todas prostitutas o que vc está acostumado a pegar, Vc foi muito infeliz de ter falado isso da minha cidade....

      Excluir
    2. Seu sujeito mal educado vc que é um verme sem carate de falar mal de manaus. com certeza vc já deve ter matado sua fome aqui, E em relação de vc ter falado das mulheres elas são manauaras muito lindas, Agora as mulheres do seu estado são quase todas prostitutas o que vc está acostumado a pegar, Vc foi muito infeliz de ter falado isso da minha cidade....

      Excluir
  3. Tô com o Amazonino, chega desses paraenses passa-fome virem para Manaus. Pq essa cidadã não vai pedir pra pessoa que colocou ela no mundo, lá no Pará, pra arranjar lugar pra ela morar. Agora além dos inúmeros problemas que já enfrentamos na nossa cidade ainda temos que arranjar moradia, emprego e cadeia pra esse povim.

    ResponderExcluir
  4. Putz! se o tio Amazonino já passou fome no Pará, nãe é preconceito, é pós-conceito contra os paraenses, tá explicado. Pra esse Parásita que tá falando mal de Manaus tenho a dizer o seguinte: Respeito sua opinião, viva em sua cidade e ache o que quiser de qualquer outra cidade. Mas se é pra ter pena de alguém, tenha desses mortos de fome, sem teto, mendigos e miseráveis paraesnses que não têm nem o que comer no Pará e fogem para Manaus, ficando a mercê de prefeitos da laia do Amazonino. É verdade que aqui em Manaus pode ou não ter Copa em 2014, mas em Belém já é certeza que não vai ter. E pense um pouco, se Manaus já é péssima e ainda superou belém na disputa pela Copa, que diabos Belém não deve ser ein. Mas pra ser sincero, desejo que Belém e todas as outras cidades brasileiras resolvam seus problemas. Assim como Manaus, que tem como um dos principais problemas atualmente a migração desordenada de paraenses de baixa renda e escolaridade.

    ResponderExcluir
  5. Nossa! Até quando esse coisa descontrolada sem postura nenhuma vai estar no poder vamos fazer uma curso de politica no estado ou então de lembrança as coisas que ele ja fez para o povo!

    ResponderExcluir