quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Manaus e a Cúpula Mundial de Prefeitos sobre o Clima



Nesta semana (21) prefeitos de 135 cidades do mundo inteiro, Manaus incluída, assinaram na Cidade do México, um acordo, chamado de Pacto da Cidade do México, estabelecendo um mecanismo de monitoramento e verificação das mudanças climáticas.

O documento, Pacto da Cidade do México será apresentado no UNFCC_United Nations Framework Convention for Climate Change, que começa em poucas semanas na Cidade de Cancun, no México.

O acordo assinado é composto de um conjunto de intenções (10) que os Prefeitos devem transformar em políticas públicas locais, objetivando promover ações concretas que visem conter o avanço das mudanças climáticas e a busca da redução dos gases de efeito estufa em suas respectivas cidades.

ACORDO DA CIDADE DO MÉXICO
01 Reduzir as emissões de gases do efeito estufa voluntariamente, através de políticas, legislação, planos e campanhas.
02 Adotar políticas públicas de redução das emissões em campos, como o de transporte, e manejo adequado dos resíduos.
03 Aplicar medidas de preparação e adaptação para melhorar a qualidade de vida dos pobres nas zonas urbanas.
04 Informar os compromissos ao Registro Climático das Cidades (Carconn) que apontará os avanços das metas.
05 Criar mecanismos de financiamento internacional para ações climáticas locais com apoio dos governos nacionais.
06 Estabelecer um Secretariado para o “Pacto da Cidade do México” para dar seguimento às ações que derivem desses processos.
07 Promover a inclusão da sociedade civil na luta contra as Mudanças Climáticas e apoiar suas propostas que contribuam para combater as Mudanças Climáticas.
08 Defender e buscar alianças com organismos multilaterais e governos nacionais para complementar medidas contra as Mudanças Climáticas.
09 Promover alianças e cooperações entre cidades para a construção de competências e transferência de tecnologias no assunto.
10 Difundir, a mensagem do “Pacto da Cidade do México” e convidar líderes de governos locais a unir-se nessas ações.

A cidade de Manaus esteve representada pelo Prefeito Amazonino Mendes e do Secretário Municipal de Meio Ambiente Marcelo Dutra. Para que, a comitiva manauara que esteve no México não passe o recibo de que se tratou apenas de uma ação de marketing político-ambiental, resta a nós, manauaras, acompanhar e cobrar, como se dará em nível local, o estabelecimento das políticas públicas para conter o avanço das mudanças climáticas, o aumento das emissões dos gases de efeito estufa e do manejo correto dos resíduos sólidos na cidade de Manaus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário