segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Mídias sociais e a política baré.


Essa eleição de 2010, será a primeira com a utilização maciça das redes sociais, nenhum candidato antenado vai dispensar o uso de ao menos três mídias sociais, como o twitter, o facebook e o Orkut.

Via de regra, cada rede social tem uma “cara”, um perfil mediano que se encontram ligados através da sinergia de interesses e convicções.

O Facebook e Orkut, embora sejam ferramentas relativamente novas,já são encaradas como pré-históricas, até porque estão amparadas em relacionamentos em que a troca de mensagens sempre é feita de forma individualizada, do tipo deixa um recado ou uma mensagem e fica na espera da resposta ou posicionamento. Por outro lado, o twitter, com a sua instantaneidade e o poder da comunicação de mão dupla avança rapidamente trazendo cada vez mais perfis para esse processo de interação entre as pessoas.

No Amazonas, políticos anônimos e famosos já aderiram ao twitter, uns até que se deram bem e estão conseguindo surfar bem nesse processo, estabelecendo troca de informações com seus seguidores/eleitores. Porém, outros ainda estão na pedra lascada, achando que o twitter é um mural de informação ou boletim de ocorrência. Dos perfis que sigo, os dois grupos estão bem definidos.

No grupo de alta interação, vejo que se destacam @marcelo_ramos @_marceloserafim @ChicoPreto11233 @pauderney @massamimiki @SenadorArthur

Por outro lado, observo pouca ou quase nenhuma interação nos perfis do @deplupercio @adjutoafonso @boscosaraiva @CelsoCorsino @DepTherezinha @EduardoBraga155 @eliasemanuel @HerbertAM_PST1 @joaopedrosenado @jetropsol50129 @JosueNeto @lisboa65147 @michiles2233 @marilenecorrea @MarioFrota12345 @praciano1313 @profmaneca25112 @PauloDeCarli @PlinioValerio @tonymedeiros17 @Vanessa656 @_jeffersonpraia @deputadarebecca

Chama atenção um perfil que, embora não seja candidato a nada é o mais político de todos, que é o perfil da primeira-dama do estado @nejmiaziz, que conseguiu um feito e tanto, ao recrutar uma quantidade imensa de seguidores, que só fazem dar RT em tweets com hashtag ligados ao número do candidato governista, entupindo a TimeLine, com objetivo de liderar os trending topics, achando que, com isso, conseguirá mais votos. Penso que o caminho da conquista de votos não passa por aí.

A conquista de votos no twitter, passa necessáriamente pela apresentação e discussão de propostas com seus seguidores, não deixando nenhuma pergunta política sem a adequada resposta, transformando o debate e a troca de ideias em um argumento fabuloso para pedir e ganhar votos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário