quarta-feira, 14 de abril de 2010

Água Engarrafada, quem precisa?

Depois das sacolas plásticas que entulham os aterros sanitários das cidades e que é objeto de campanhas para recusar o uso das mesmas, capitaneada pelo MMA e outras organizações ambientalistas, surge agora um novo alvo: Água Engarrafada.
Até a ONU_Organização das Nações Unidas se uniu a essa campanha, com um olhar mais humanitário, pois enquanto as classes sociais mais abastadas só consome água engarrafada, mesmo com água de boa qualidade disponibilizada pelas concessionárias desse serviço público, cerca de 900 milhões de pessoas ao redor do mundo não tem acesso à água potável, desta forma, a água engarrafada acaba se tornando um instrumento de desigualdade social que deve ser combatido, segundo a ONU.
O consumo de água da torneira (tap water) deve ser estimulado ao tempo que força as concessionárias a fornecer água de qualidade, própria para consumo humano, em alguns países, isso já é normal.Em paralelo, restaurantes disponibilizarem água potável é uma tendência que cresce no Brasil, é saudável e não precisa pagar.
Existe um texto da jornalista Andrea Viali que aborda com muita propriedade o tema sobre o qual destaco a parte relativa industrialização.
É fato que as multinacionais Coca Cola, Nestlé, Pepsico, Danone são as maiores engarrafadoras de água e são acusadas de criar uma falsa demanda pelo produto engarrafado, nessa linha de raciocínio, a “obrigatoriedade” de se consumir 2 litros de água por dia é produto de marketing puro.
Para aqueles que se interessam pelo tema, sugiro baixar o vídeo” “A História da Água Engarrafada” (narração em inglês)
Todavia, o que mais incomoda a todos que defendem o uso da água potável, aquela saída direto da torneira, é o imenso passivo ambiental causado pelas embalagens, que se juntam os milhares de embalagens PET dos refrigerantes entupindo os aterros sanitários das cidades, sem um descarte adequado.
Você acha que essa abordagem vale uma reflexão sobre nossos hábitos? Comente.

3 comentários:

  1. George,
    É muito bom ver que mais pessoas se preocupam com o tema da água engarrafada. Tomar a água tratada é uma atitude de consumo responsável, que elimina todos os impactos da produção das garrafas, seu transporte e sua disposição. Precisamos estimular as pessoas a adotar esse hábito! A Iniciativa Água na Jarra busca incentivar restaurantes, empresas e eventos a fazerem esta troca. Apoiamos 100% esta causa! Equipe Água na Jarra

    ResponderExcluir
  2. Lety,
    obrigado pelo comentário.
    Vou publicar um artigo inteiro dedicado ao projeto "água na jarra" em poucos dias.
    Eu tb apoio essa iniciatica sustentável.
    George

    ResponderExcluir
  3. Oops,
    esqueci de publicar o link aos nossos leitores.

    www.aguanajarra.com.br

    ResponderExcluir