domingo, 30 de outubro de 2011
Planeta Terra, passageiro numero 7 bi chegando
Amanhã (31), segundo a ONU_Organização da Nações Unidas, em algum lugar do Continente Asiático a população mundial chegará a 7 bilhões de habitantes no Planeta Terra.
Esse anúncio nos remete ao passado numa reflexão sobre a Teoria Malthusiana proferida no século 18 onde o inglês Thomas Malthus publicou um estudo ( Ensaio sobre o princípio da população) mostrando que a população tinha crescimento em PG_Progressão Geométrica quando comparada com a produção de alimentos que crescia em PA_Progressão Aritmética, o que inevitavelmente levaria fome e morte a esse contingente excedente de população pela falta provável de alimentos no Planeta Terra.
É verdade que isso ainda não aconteceu por completo, mas é possível afirmar em alguns países periféricos, especialmente no continente africano, a escassez de alimentos leva milhares de pessoas a morte todos os dias, aí incluídos, aqueles que não tem acesso a água potável e morrem por doenças ligadas a falta de saneamento.
Fica claro que, a falta de uma política pública de controle de natalidade leva a esse aumento descontrolado da população mundial nos países subdesenvolvidos e em desenvolvimento. Hoje em dia, mais de 200 milhões de mulheres no mundo não tem acesso a nenhum tipo de método contraceptivo, com isso, nascem todos os anos mais de 76 milhões de pessoas por gravidez indesejada (fonte Carl Pope).
Uma combinação de fatores entre o acesso a educação sexual nas escolas, políticas públicas de controle de natalidade associados a redução dos preços dos alimentos e acesso a água potável certamente será o ponto de equilíbrio entre o número de nascimentos e a oferta de alimentos.
Tem um link bem legal para você acessar e saber que número de passageiro terrestre você foi quando nasceu. Pelo programinha eu fui o passageiro número 2.956.910.619 quando nasci e o passageiro número 76.535.927.164 que passou pelo Planete Terra.
Acesse e curta
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2011/10/111027_guia_populacao.shtml
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário