Há poucos dias do início da COP-15 em Copenhague, apresento abaixo um resumo mundial das emissões, que visa comparar a contribuição de cada um dos países nas emissões de gases de efeito estufa e as metas de redução propostas por esses mesmos países.
Observando o gráfico na coluna ”Emissões Atuais”, vimos que a China e os Estados Unidos lideram as emissões, e justo, portanto esperar que esses dois países proponham metas mais ambiciosas de reduções das suas emissões.
Quando se faz a conta baseada em “Toneladas por Pessoa” observamos que a Austrália, Estados Unidos e Canadá lideram as estatísticas. Destaco a posição da Índia, que é o país que menos emite, apesar da sua população ser a segunda no planeta, sinalizando expectativas de crescimento econômico e continuado.
No quadro “Emissões Acumuladas” vimos a liderança dos Estados Unidos seguido pela União Europeia, que reflete o vigor das economias industrializadas.
Enquanto no quadro “Intensidade” vimos a liderança da China seguido pela Rússia e depois aparece a África do Sul.
Recomendo uma análise mais profunda dos números apresentados e observar como esses países se posicionarão na Conferencia do Clima, que começa em Copenhague no dia 07/dez.
Nenhum comentário:
Postar um comentário