O primeiro debate com os 4 candidatos a Presidência do Brasil organizado e transmitido pela Tv Bandeirantes foi morno com poucas provocações.
Os candidatos Jose Serra/PSDB, Dilma Roussef/PT, Marina Silva/PV e Plínio Arruda/PSOL trocaram farpas ao longo de todo o debate, mas sem buscar os temas mais polêmicos.
Obviamente, que o debate foi polarizado entre Serra e Dilma, alternando perguntas entre si, situação essa que foi objeto de reclamação de Plínio Arruda.
No geral, percebeu-se que Serra,seguro no números, tentou o tempo inteiro por na defensiva Dilma, que se apresentou nervosa e gaguejando bastante na articulação das respostas, ao passo que Marina Silva se apresentou como uma real alternativa a polarização PT/PSDB, sempre segura nas respostas,mostrou que seu conhecimento não se restringe a questão ambiental. Já Plínio mostrou irreverência e humor cáustico na defesa das suas posições em contraponto ao que defende a maioria da sociedade.
Nesse primeiro debate, notaram-se candidatos na defensiva, evitando perguntas sobre temas polêmicos como, a pesquisa com células tronco, casamento gay e ligações perigosas entre partidos e FARC dentre outros.
Quem ganhou ou quem perdeu depende da ótica de cada telespectador, mas, a participação de Plinio merece destaque pela forma que abordou seus concorrentes. Embora morno, o saldo é positivo ao mostrar para a sociedade esse debate de ideias entre candidatos fortalecendo a democracia. Agora, é só esperar a próxima quinta-feira (12), para que possamos assistir a versão local do debate na BAND.
Nenhum comentário:
Postar um comentário