sexta-feira, 1 de maio de 2015

DIA DO TRABALHO


Hoje se comemora o DIA DO TRABALHADOR, nesse primeiro de maio diversas nações ao redor do mundo também celebram essa data homenageando o trabalhador.

Aqui no Brasil, nós trabalhadores, temos pouco a comemorar, em termos de conquistas, embora as mais diversas centrais sindicais façam mega-shows com cantores famosos e sorteios de brindes valiosos, como automóveis, que acabam atraindo uma massa grande de trabalhadores.

Grandes temas que afetam o trabalhador brasileiro estão no centro da discussão no congresso nacional, tais como: redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais, a PEC-4330 que trata terceirização e as MP`s 664 e 665 que retiram diversas conquistas trabalhistas.

Conquistas trabalhistas devem ser ampliadas e renovadas e são serem objetos de retrocessos sob a desculpa da crise econômica e neste cenário sóbrio, até a presidente da república, que vê sua popularidade descer a ladeira, abriu mão do discurso anual do Dia do Trabalho e optou por pequenos filmes divulgados na internet.

É bem verdade que o Brasil está na UTI econômica e respira com ajuda de aparelhos, tantos são os indicadores negativos que nos afetam, como crescimento zero em 2014 e previsão de crescimento negativo de 1,5 para 2015, enquanto navegamos com uma inflação de 8% e os juros básicos em estratosféricos 13,25 aumentando o custo do dinheiro e uma balança comercial que apresentou um déficit de 90 bilhões em 2014 e até agora, já temos mais de 12 bilhões em 2015.

Todos esses indicadores causam um estrago gigantesco na geração de novos empregos e criam imensas dificuldade para a manutenção dos empregos existentes, embora pelo número oficial do governo estejamos com uma taxa de desemprego entre 7 e 8%.

Nesse ano, o evento símbolo da luta dos trabalhadores, foi a batalha campal entre professores e polícia no Paraná, ocorrido nessa semana, onde nesse confronto uma força desproporcional foi aplicada pela polícia contra trabalhadores que lutavam pela classe, e ficou demonstrado o imenso fosso que separa trabalhadores e governos insensíveis a luta por melhores salários e condições de trabalho.

Os tempos são outros e poucos se apercebem disso, a hora é de oferecer mais benefícios aos trabalhadores, estimular a criação de mais empregos sustentáveis usando tecnologias sociais que se traduzam em emprego e renda para o cidadão que trava a luta diária para garantir o seu sustento e da sua família.

PARABÉNS TRABALHADOR BRASILEIRO.