segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Calçadas começam a ser devolvidas aos pedestres em Manaus


Louvável a ação da Prefeitura de Manaus na retirada dos camelôs e ambulantes do Centro da cidade, resgatando as calçadas públicas para o cidadão manauara.

No final da semana que passou começou a retirada das barracas instaladas ao longo de toda a Av.Eduardo Ribeiro, isso se deu após várias negociações entre o Poder Público e os ambulantes, os quais estão sendo transferidos para três galerias populares instaladas no centro da cidade, localizadas nas ruas Epaminondas, Miranda Leão e Floriano Peixoto.

Fica claro que essa melhoria no centro devolvendo as calçadas para os pedestres está atendendo a requisitos da FIFA para as cidades-sedes da Copa do Mundo de futebol, que acontece em junho próximo na cidade, porém, fica demonstrado que quando há vontade política, o interesse público acaba prevalecendo.

As calçadas ganharam novos ares, o processo de limpeza inicial deu uma nova aparência na avenida mais charmosa de Manaus, isso fica claro quando conseguimos ver por completo todas as calçadas liberadas.

Todavia, isso é apenas o começo de um novo tempo, as calçadas por décadas maltratadas e abandonadas parecem uma colcha de retalhos com diferentes alturas, pinturas e acabamentos dando uma aparência total de desleixo, num futuro próximo o poder público deve assumir a reconstrução original das calçadas como um lugar destinado apenas a pedestres.

A desocupação das calçadas trouxe outra oportunidade, a valorização das fachadas dos prédios antigos da Manaus da “Belle Époque”, onde cada prédio com seu estilo arquitetônico único embelezam e valorizam nosso centro histórico compreendido desde o Porto Flutuante até o Largo de São Sebastião.

Para que o processo de revitalização do centro histórico possa evoluir, torna-se necessária uma padronização das atuais bancas de revistas, ao longo das calçadas, existem cerca de doze equipamentos dessa natureza, só na Eduardo Ribeiro, sendo cada uma diferente das outras. , uma organização que leve em conta a localização e o tamanho de cada uma delas é imprescindível.

É claro que o poder público deve intensificar esse tipo de ações nas demais ruas do centro da cidade, devolvendo por completo, todas as calçadas aos pedestres de Manaus.

Compete agora, mais do que nunca, ao poder público, através de fiscalização, impedir ações deletérias que facilitem a instalação de novas barracas nas calçadas por camelôs e coibir ações de lojistas colocando “bancas” nas calçadas, impossibilitando o principal direito da população, a liberdade e o direito de ir e vir.

Não devemos esquecer que em 2012 a cidade de Manaus, teve suas calçadas classificadas como a piores do Brasil, é chegada a hora de reverter esse jogo e melhorar nosso ranking.

A cidade para ser bonita, agradável e atrativa para o turista, deve primeiramente, apresentar essas mesmas qualificações para seus próprios moradores, o que parece que está começando a acontecer.