domingo, 28 de outubro de 2012

Para onde vai Serafim Correa e o PSB?




Hoje, 28 de outubro o povo da Cidade de Manaus escolheu o ex-senador Arthur Neto do PSDB como seu próximo prefeito a partir de 01 de janeiro de 2013 juntamente com o vereador do PPS Hissa Abrahão como vice-prefeito, impondo uma derrota vigorosa a senadora Vanessa Grazziotin do PCdoB, candidata que foi ungida pelo senador Eduardo Braga e recebeu apoios de peso como do ex-presidente Lula, da atual presidente Dilma e do governador Omar Aziz.

No segundo turno dessa eleição em Manaus, Arthur teve 603.483 votos válidos contra pouco mais de 311 mil votos dados a Vanessa, mostrando que a aliança formada após o primeiro turno se tornou imbatível contra o grupo liderado pelo senador Eduardo Braga.
Passada a euforia da vitoria desse arco de apoios (Serafim, Henrique e Pauderney) que o ex-senador Arthur Neto recebeu é chegada a hora de virar a página e nesse sentido uma pergunta fica no ar.

Que rumo o PSB de Serafim Correa deve tomar? Os 2 vereadores eleitos pelo PSB está de bom tamanho ao potencial do partido?
O PSB cresceu muito nacionalmente passando a ser o partido que detém o maior número de prefeituras das capitais vencendo em Fortaleza, Cuiabá, Porto Velho, Belo Horizonte e Recife.

O Presidente do PSB Eduardo Campos deve dar o tom dos novos rumos do partido inclusive se cacifando a uma nova posição de liderança nacional se opondo ao PT e ao PSDB na batalha eleitoral que se aproxima em 2014.

Por aqui, a grande dúvida é saber quais os rumos do PSB em Manaus, como o partido e seus líderes vão se preparar para as eleições em 2014, as alternativas são muitas com as vagas de governador, senador e deputados estaduais.

Quem será o General do PSB? O partido precisa de reinventar localmente fortalecendo candidaturas de maior densidade eleitoral tornando-se a terceira ou quarta força no Estado em contraponto aos PMDB e PSD de Braga e Omar.

Atualmente, a liderança de Serafim Correa é inconteste seguida do Deputado Estadual Marcelo Ramos que está em plena ascensão política no Estado, além claro, da força renovada de Marcelo Serafim e Elias Emanuel. Mas serão esses combatentes suficientes para levar a cabo uma boa eleição em 2014? Isso não sabemos, sabemos apenas que a partir de amanhã começa a corrida para a eleição majoritária e proporcional de 2014 e a hora é agora, de saber quais serão os caminhos que o PSB deve trilhar em Manaus e no restante do Estado.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Manaus, 343 anos de esperanças


Manaus aniversaria hoje (24/10)envolta numa eleição para prefeito que vai ser decidida no segundo turno no próximo domingo (27).

A nossa cidade precisa de um prefeito que realmente se importe com nossos problemas, com seus concidadãos e procure dar a gestão do município uma visão social, é disso que a cidade necessita.

Não precisamos de promessas e números mirabolantes, é fato que, números mágicos nunca acontecem, como as tais 1.000 creches prometidas pelo atual prefeito, ou as tais 1.000 carretas de internet, o resultado foi um completo fiasco em termos de realizações.

Uma cidade amigável e social para nós munícipes, envolve uma boa ordenação do nosso trânsito com abertura de novas vias, construção de novos viadutos desafogando grandes cruzamentos e adoção de semáforos inteligentes e apostar muito em campanhas educativas para o trânsito.

Além disso, é dever constitucional do municipio cuidar bem da educação infantil e da saúde básica, nesse campo, evoluímos pouco, o Alcaide municipal precisa parar de ficar mudando nomes das unidades básicas de saúde, uma hora é casinha, depois vira casonas, daqui a pouco viram mansão da saúde num acinte a inteligência da população, não precisamos mudar nomes e sim, aprimorar sempre os programas da saúde básica e nisso ainda estamos bem atrasados, basta passar em frente a essas unidades nos bairros a ver gigantescas filas de homens e mulheres aguardando receber fichas de atendimento desde a madrugada, isso apenas demonstra como ainda não aprendemos a cuidar bem da nossa população.

Na educação básica, seguem os problemas com falta de vagas, decorrente do não investimento na construção de novas unidades de ensino fundamental, aliado a isso a questão das creches, que deveria ser tratado com mais atenção e menos politicalha como vemos hoje em dia.

As feiras municipais estão na mais completa decadência, há décadas não se constrói feiras cobertas no bairros mais distantes do centro da cidade, a referência pública em feira, o conhecido Mercadão (Adolfo Lisboa) está fechado há anos por causas diversas, que vai desde ao preciosismo do IPHAN passando pela omissão da prefeitura atual em dar andamento as obras, causando com isso perdas de referencias por parte da população e deixando de atrair divisas dos turistas que lá compravam seus souvenires. As feiras públicas municipais são as referencias turísticas de cada cidade, é nisso que devemos apostar.

Ano passado, Manaus foi escolhida como a pior capital em relação as calçadas públicas, o simbolismo desse ranking é muito mais importante do que a escolha em sí, o cidadão não consegue caminhar livremente nas calçadas da cidade, são hordas de banquinhas que vendem de tudo, de comidas sem higiene a contrabandos, tudo isso obviamente sem recolher nenhum imposto para a cidade, toda essa bagunça aliada a tremenda falta de educação de motoristas que sobem seus carros nas calçadas jogando o pedestre para o meio da via sujeitando-se a atropelamentos. Manaus do futuro precisa devolver suas calçadas para população.

Garantir o abastecimento de água deve ser uma das premissas para melhorar o social da cidade, é incompreensível uma cidade as margens do maior rio do mundo não fornecer água potável a sua população, as zonas norte e leste continuam sendo as mais prejudicadas, água é o bem mais precioso para humanidade, garante saúde e bem estar a população e essa dívida da prefeitura precisa ser quitada.

O transporte coletivo parece ter uma cabeça de burro enterrada no SMTU,anos após anos esse problema continua e sempre é um dos temas principais em épocas de eleições, penso que o bairrismo manauara impede de aprendermos com outras capitais como gerenciar bem esse sistema e traga as boas experiência para cá e que a prefeitura possa gerenciar um sistema que ofereça transporte de qualidade, como rotas dedicadas aos BRT´s transportando grandes quantidades de passageiros e as devidas conexões nos terminais de integração com ônibus menores garantido a todos o direito de ir e vir adequadamente.

Por fim, a questão ambiental, é público a deficiência na coleta publica do lixo, varias empresas passaram e o problema continua,ou seja, precisamos conduzir esse assunto com a importância merecida, colocando em circulação mais carros coletores abrangendo mais comunidades e ruas com a informação pública dos dias e horários em que os carros passam como forma de eliminar uma prática antiga que são as lixeiras viciadas nas esquinas. Urge a criação de um novo aterro sanitário e a criação do Plano Municipal de Resíduos Sólidos de acordo com regras estabelecidas na PNRS_Politica Nacional de Resíduos Sólidos que inclua fortemente a reciclagem e a inclusão social dos catadores e suas cooperativas. É inconcebível a ausência do verde em nossas ruas, a capital da Amazônia padece da falta de árvores, um plano forte e consistente de arborização da cidade é fundamental para apresentarmos uma cidade que caminha de mãos dadas com as novas práticas de sustentabilidade ambiental tão necessária nos dias de hoje.

A prefeitura precisa de mentes brilhantes para preparar nossa cidade para receber o maior evento esportivo que já tivemos,os jogos da Copa do Mundo 2014, nesse campo, não vagas para amadores e nem para politicos espertalhões.

Te amo Manaus, pelas coisas boas que tens, como o café regional, nosso caboco manauara sem pressa, nossa comida, nosso peixinho frito, nossa pitomba, nossa pupunha e cará-roxo com café preto, nosso jeitinho único de curtir uma rede em casa, nossa música, nossa cultura, nosso jeitinho hospitaleiro de receber visitantes, nosso jeito de lidar com as adversidades da natureza, uma hora é a seca, outra hora é a enchente e assim vamos vivendo e fazendo a nossa parte para transformar nossa cidade numa cidade social para se viver e prosperar.



Volto a declarar meu slogan para o próximo prefeito: Manaus merece um prefeito melhor!

Parabéns minha cidade querida por seus 343 anos e que os próximos anos sejam melhores
.

domingo, 7 de outubro de 2012

Eleição em Manaus 2012




Voto não se perde, sempre se ganha, até mesmo quando se perde, falo isso da certeza de ter cumprido meu dever cívico, votando no 40 Serafim Corrêa e no Marcelo Ramos por uma Manaus mais inclusiva e também pelo voto no 40.789 Rodrigo Araújo, politicos em que acredito que poderiam fazer bem mais por nossa cidade, a maioria preferiu outros, então estarei bem mais a vontade para fiscalizar os novos vereadores e o futuro prefeito, seja aquele que vem instrumentado pelo Negão ou aquela que vem marionetada pelo Braga. Serão mais 4 duros anos para Manaus, mas eu não desistirei de você minha cidade, continuarei aqui firme e forte cobrando e denunciando falcatruas e assalto ao erario público