sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Dia da Árvore





Dia da Árvore merece nossa reflexão sobre o que estamos fazendo pelo nosso meio ambiente. Nossa Floresta Amazônica, o bioma mais precioso do mundo todos os dias perde em torno de 100 campos de futebol numa estatística macabra que ao fim de tudo, vamos acabar como a Mata Atlântica onde resta apenas 7% de toda a cobertura original. Ainda da tempo, acredite e faça sua parte em favor do meio ambiente.

domingo, 16 de setembro de 2012

Temporal leva destruição e medo em Manaus



Um forte temporal desabou em Manaus, atingindo principalmente as Zonas Norte, Centro-Sul e Centro-Oeste na noite de ontem(15).

A chuva forte começou por volta de 23h20min seguida de um fortíssimo vendaval e trovoadas, raios cortavam o céu em uma noite clara, por volta de 23h30min deu-se início ao apagão com interrupção no fornecimento da energia em muitas zonas da cidade.

Em alguns bairros, como Parque das Laranjeiras, o estrago foi grande levando medo e desespero em muitos moradores de condomínios naquela região, em um deles, o telhado da portaria foi completamente destruído.

Durante os mais de 40 minutos de chuva intensa com rajadas de ventos com mais de 100 km/h os moradores estavam ilhados e sem nenhuma ação com a água que entravam nas casas.

Quando a chuva e a ventaria passaram, ficou o rastro de destruição com casas destelhadas, portões vieram abaixo, muros caídos, outdoors no chão, garagens de toldos desabaram em cima dos carros e muitas árvores derrubadas.

Um morador me relatou hoje cedo, que ficou em desespero com água entrando no quarto impedindo que o mesmo ficasse na casa, a solução encontrada foi passar a noite hospedada em um hotel próximo.

Hoje pela manhã, uma das únicas lojas de materiais de construção localizada no Parque 10 que estavam abertas, já havia vendido mais de 2 mil telhas e muitas lonas plásticas em pouco mais de 3 horas de trabalho.

Na Torquato Tapajós um poste caído trouxe um engarrafamento gigantesco. Carros da Eletrobrás Amazonas Energia são vistos em toda a cidade tentado restabelecer o fornecimento de energia.

Agora o que vemos são trabalhadores tentando reconstruir telhados e motosserras cortando as árvores caídas tentando fazer a vida voltar a normalidade de um domingo que surge com um sol brilhante no horizonte.

A parte boa dessa história toda é que os danos foram apenas de ordem material e não há nenhum registro de danos a pessoas.

Assim, partimos para um domingo de muito trabalho na recuperação das casas atingidas e com o espírito de solidariedade em alta.


















.

domingo, 9 de setembro de 2012

PONTA NEGRA, A PRAIA DA MORTE




Hoje em Manaus amanheceu um dia lindo, céu claro com expectativa de sol ao longo do dia, sol forte por aqui significa diversão para muitas famílias manauaras que se deslocam para curtir o domingão na nova Praia da Ponta Negra.

Agora no final do dia, recebemos a notícia de mais uma morte por afogamento nessa praia, a 9ª.morte desde Junho. De acordo com dados publicados nos jornais locais, com essa morte o número chega a 18ª. desde que a nova Ponta Negra foi reinaugurada em meados do ano passado.

Algo de muito errado no projeto dessa praia permanente está levando pessoas inocentes a morrerem nas águas da Ponta Negra, existem relatos de pessoas que se assustaram com grandes desníveis ao longo da praia levando desespero aos banhistas.
Até quando o poder público vai permitir que pessoas que vão buscar diversão na praia pública acabam encontrando a morte?

A Prefeitura de Manaus precisa se pronunciar a esse respeito, não podemos aceitar essas mortes passivamente, da mesma forma, o Ministério Público precisa ser provocado para tomar uma ação que impeça mais mortes nessa praia, interditando esse logradouro público até que medidas possam garantir uma diversão segura para a população manauara.