domingo, 30 de outubro de 2011

Planeta Terra, passageiro numero 7 bi chegando





Amanhã (31), segundo a ONU_Organização da Nações Unidas, em algum lugar do Continente Asiático a população mundial chegará a 7 bilhões de habitantes no Planeta Terra.

Esse anúncio nos remete ao passado numa reflexão sobre a Teoria Malthusiana proferida no século 18 onde o inglês Thomas Malthus publicou um estudo ( Ensaio sobre o princípio da população) mostrando que a população tinha crescimento em PG_Progressão Geométrica quando comparada com a produção de alimentos que crescia em PA_Progressão Aritmética, o que inevitavelmente levaria fome e morte a esse contingente excedente de população pela falta provável de alimentos no Planeta Terra.


É verdade que isso ainda não aconteceu por completo, mas é possível afirmar em alguns países periféricos, especialmente no continente africano, a escassez de alimentos leva milhares de pessoas a morte todos os dias, aí incluídos, aqueles que não tem acesso a água potável e morrem por doenças ligadas a falta de saneamento.

Fica claro que, a falta de uma política pública de controle de natalidade leva a esse aumento descontrolado da população mundial nos países subdesenvolvidos e em desenvolvimento. Hoje em dia, mais de 200 milhões de mulheres no mundo não tem acesso a nenhum tipo de método contraceptivo, com isso, nascem todos os anos mais de 76 milhões de pessoas por gravidez indesejada (fonte Carl Pope).

Uma combinação de fatores entre o acesso a educação sexual nas escolas, políticas públicas de controle de natalidade associados a redução dos preços dos alimentos e acesso a água potável certamente será o ponto de equilíbrio entre o número de nascimentos e a oferta de alimentos.

Tem um link bem legal para você acessar e saber que número de passageiro terrestre você foi quando nasceu. Pelo programinha eu fui o passageiro número 2.956.910.619 quando nasci e o passageiro número 76.535.927.164 que passou pelo Planete Terra.

Acesse e curta
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2011/10/111027_guia_populacao.shtml










terça-feira, 25 de outubro de 2011

Manaus faz 342 anos envolta em polêmicas




Ontem (24) a Cidade de Manaus fez aniversário completando 342 anos de existência envolta em muita polêmica, especialmente nas redes sociais como o twitter e o facebook.

No centro de todo o debate estava a inauguração da Ponte do Rio Negro que liga Manaus ao município de Iranduba, ponte essa que consumiu mais que o dobro do orçamento inicial de 560 milhões e que no ato da entrega custou aos cofres do Estado do Amazonas a bagatela de 1 bilhão e 200 milhões.

Ao mesmo tempo, o aumento do preço da passagem do transporte coletivo que voltou para R$ 2,75 revoltou a população, que embora reconheça a chegada de mais ônibus, não aceita pagar um valor tão alto por este serviço, lembrando ainda que, dentre os ônibus recebidos, alguns deles não eram novos como anunciados, e sim, já havia rodado em outras localidades sendo isso ocultado de todos.

Os debates são necessários como forma de pressionar os agentes públicos a ouvir as demandas da sociedade e levar em consideração essas reivindicações quando da elaboração e execução de políticas públicas, e nisso, o executivo municipal está longe da assertividade das ações em prol da população.

Deixando um pouco as polêmicas de lado, gostaria de reverenciar minha cidade, embora para isso tenha de me remeter ao passado glorioso que Manaus já teve, desde os tempos áureos da borracha em que éramos responsáveis por mais de 50% da balança comercial do Brasil, e havia governantes que pensavam o futuro,exemplos estão espalhados por todos os cantos de Manaus, como a primeira estação de tratamento de esgotos que hoje abriga o Teatro Chaminé, o Reservatório de Água do Mocó, um exemplo de arquitetura pensada além do seu tempo, fomos a primeira cidade do Brasil a dispor de luz elétrica, também fomos um dos primeiros lugares a abolir a escravidão, tudo isso num passado mais remoto, mais existem muitos mais bons exemplos de como dava orgulho de ser manauara, lembram que nosso voleibol já foi o segundo Brasil, nossas meninas do handebol foram campeãs brasileiras, tínhamos um campeão brasileiro de arremesso de peso e até mesmo o nosso futebol, freqüentava a parte de cima do campeonato brasileiro.

Porém, o que vemos hoje é a total falta de conexão do poder público com os anseios da sociedade que, espera por muito mais, espera ter água nas suas torneiras, espera ter um sistema público de transporte coletivo que funcione com um preço justo, que possa deixar seu filho numa escola que forme cidadãos e não analfabetos funcionais, que cuide do nosso meio ambiente, que resgate as calçadas para que possamos caminhar livremente, que acabe com os churrasquinhos imundos nas esquinas num claro caso de saúde pública, que organize o trânsito fiscalizando e multando os infratores, que planeje e execute políticas públicas que envolvam a população no cuidado com o meio ambiente, numa cidade que padece com a falta de praças e árvores, que cuidem bem da saúde pública, a começar com saneamento básico, fonte de tantas doenças infantis, enfim, espero muito mais em favor da nossa cidade.

A Copa de 201, fonte de esperança de solução de tantas mazelas pode se transformar num belo fiasco caso não sejamos capazes de produzir bons planos para apresentar Manaus como uma cidade envolvente, bela e, principalmente, capaz de abrigar um evento de tamanha envergadura para o nosso padrão de evento.

O turismo, embora seja o nosso maior potencial é o nosso ponto mais fraco, este segmento pode ser a redenção da cidade caso seja bem preparado. A cidade só é boa para o turista se primeiramente ela for boa para sua população, essa é a regra.

Parabéns Manaus, minha cidade querida!

domingo, 16 de outubro de 2011

O caos no trânsito de Manaus



Que o trânsito da cidade de Manaus é um caos, todos nós sabemos, o que ainda não sabemos é quando o órgão de trânsito local vai investir em engenharia de trafego, fiscalizando e multando condutores que cometem infrações de toda ordem, indo desde as filas duplas na frente de escolas ao estacionamento sobre as calçadas.

O trânsito de Manaus está cada vez mais selvagem, pequenas colisões acontecem mais de 50 vezes por dia, a maioria desses incidentes nem chegam a fazer parte das estatísticas, tão difícil é receber o suporte da perícia ou dos agentes de trânsito para regularizar o fluxo nas vias após as batidas.

Soluções como, passagens de nível e viadutos ainda apresentam problemas de retenção no fluxo, como vemos acontecer todos os dias no Complexo Gilberto Mestrinho no sentido UFAM, e que para piorar, ainda colocam um radar de velocidade limitado em 40 km/h, quando normalmente ali a velocidade média não passa de 35 km/h.

Outra lenda é o tal do “sistema binário”, tão propalado no começo da gestão do atual prefeito e hoje nem se fala mais, embora devamos reconhecer que na hora do rush, o sentido único para Djalma Batista seria uma boa solução para o fluxo de veículos em direção a Zona Norte.

O serviço de moto taxi funciona a pleno vapor em todas as zonas da cidade, sem nenhuma regulamentação, embora tenham dito que esse tipo de transporte iria ter sua atuação limitada as Zonas Norte e Leste, como forma de compensar a população pela falta de ônibus nessas áreas.

Enquanto isso....

Os agentes de trânsito deixam de ser azulzinhos e passam a ser marronzinhos, já que alguém do marketing disse que isso é uma boa estratégia para compensar a falta de boas notícias.

Esses agentes também passam a usar o “spray de pimenta”, pra que mesmo? - Ainda é uma incógnita.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Vivo investe pesado no Amazonas



Em sua passagem por Manaus participando de Audiência Pública promovida pela Assembleia Lesgislativa, o Presidente da Vivo Antonio Carlos Valente anunciou investimentos da ordem de R$ 125 milhões no Estado do Amazonas

Atualmente, a operadora atende 44 dos 62 municípios do estado e promete colocar seu sinal nas demais cidades até o final do ano de 2012.

Pensando na melhoria dos serviços, a Vivo também investe pesado em infra estrutura quadruplicando a capacidade de transmissão que passou de 1Gpbs para 4 Gbps ao mesmo tempo em que duplica os serviços de voz e dados, afirmou o Presidente.

Olhando para o futuro, o Presidente afirmou acreditar no potencial de crescimento do Amazonas e que a operadora está se preparando para atender toda essa demanda que terá seu pico por ocasião da Copa de 2014

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Prefeito aumenta preço da passagem de ônibus em Manaus




Enquanto anuncia a chegada de mais ônibus para a cidade, e mesmo não chegando aos números propalados, a Prefeitura de Manaus aumenta o valor da tarifa.

O novo valor passará a ser de R$ 2,75 a partir da próxima quarta-feira (12) enquanto os executivos passam de R$ 3,00 para R$ 5,50.

Atos públicos contra esse aumento já surgem nas redes sociais, o primeiro deles organizado pelo DCE-UFAM acontece dia 11 (terça) em frente a UFAM a partir de 17h.

Escondido no meio do decreto da Prefeitura, veio a extinção da tarifa conhecida como “domingueira” em que o usuário do sistema pagava apenas meia-passagem aos domingos. Essa tarifa social foi instituída na administração do ex-prefeito Serafim Correa.

Embora tenha anunciado 1.000 ônibus no seu primeiro ano de mandato, o prefeito até agora entregou pouco mais de 500 novos coletivos e mesmo assim, por pressão dos empresários, aceita um novo aumento na tarifa, o quarto, desde que chegou a prefeitura.

Outra tarifa que chama atenção é a dos executivos, certamente com esse valor o sistema executivo deve falir em pouco mais de um ou dois meses, esse sistema alternativo não sobreviverá com uma tarifa desse valor, a não ser que os concessionários passem a praticar o dumping às avessas, baixando por conta própria o valor da passagem.

Esperar pra ver o que vai acontecer nos próximos dias.


PS.Onde estavam os agentes do órgão do trânsito que permitiram a circulação de veículos sem placas!

domingo, 9 de outubro de 2011

Suframa escapa das mãos de Flávia Grosso




Depois de ser acusada durante semanas e de ter sua casa vasculhada pela Policia Federal a Superintendente da Suframa Flávia Grosso pediu demissão do cargo na última sexta-feira (07).

Dois eventos foram cruciais para a saída da Superintendente, o primeiro referente a um convênio no valor de mais de 90 milhões em 2008 com o Centro das Indústrias do Amazonas para a recuperação das ruas do Distrito Industrial, serviço esse que nunca foi completamente executado.

Outra denuncia do MPF envolve o suporto favorecimento ao irmão da Superintendente, o empresário Paulo Victor Skrobot, na época em que o mesmo trabalhava na Fundação Paulo Feitosa, com quem a Suframa firmou convenio em valor superior a 2,5 milhões para a construção de uma fábrica de açaí no município de Codajás no interior do Amazonas. Diante de tudo isso, não restou outra saída para a Superintendente senão sair de cena.

Por outro lado, temos que levar em consideração que nenhuma das denuncias ficaram comprovadas e há de se levar um conta fatos que pesam favoravelmente a gestão da Superintendente desde 2003 quando foi indicada pelo Governador Eduardo Braga, se tornando a primeira funcionária de carreira do órgão a se tornar Superintendente

O modelo de desenvolvimento nesse período alcançou recordes no número de empregos com cerca de 110 mil empregos em 2010 ao mesmo tempo em que também bateu recorde no faturamento alcançando a cifra de mais de 35 bilhões no ano passado.

Em nota, a Superintendente se defende acusando inverdades e uso político da situação para prejudicar a Zona Franca de Manaus.

Acredito na boa fé da ex-superintendente e vejo que seu cargo estava sendo moeda de troca política há meses, as denuncias serviram apenas para abreviar o desfecho.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Marcas: sai a economia industrial e entra a economia digital






No século 19 quando aconteceu a revolução industrial, a valor e a importância das empresas era medida pelos seus ativos imobilizados, quem tinha mais fábricas e mais equipamentos era sempre a maior e mais importante no contexto econômico, a indústria de transformação comandou a economia por décadas, isso prevaleceu até o começo do século 21, onde empresas como a GM, Chrysler e Shell comandavam a economia em escala mundial.

Nesse meio tempo, assistimos a queda de gigantes da aviação como a Pan American World Airways em escala mundial e a Varig em nosso País (alguém lembra dos aviõezinhos coloridos da Transbrasil? E da Vasp? E da TABA?), passando por grandes lojas do varejo como a Mappin e Mesbla (Em Manaus alguém lembra do S.Monteiro e T.Loureiro?).

Nas últimas duas décadas do século 20 iniciou-se a revolução digital, onde a tecnologia e a informática começaram a mostrar as cartas de como seria o jogo do poder econômico, que se consolida agora após o final da primeira década do século 21. Nessa época, iniciou-se o domínio massacrante da “pequena mole”, para os não iniciados, trata-se da Microsoft, que hoje está em cada minuto da nossa vida, nada mais acontece sem que um computador processe o que vemos, o que fazemos, o que pensamos, enfim, uma simbiose impossível entre o homem e a máquina, máquina essa que roda um sistema operacional da Microsoft, cujo proprietário é o homem mais rico do mundo, seja lá o que isso signifique.

Nesse período de consolidação da nova economia digital assistimos também a morte e ressurreição de duas empresas que hoje comando esse segmento, quem não se lembra da falência da Apple e da IBM? Ambas foram dadas como cinzas, porém, deram a volta por cima e hoje estão na crista da onda, para usar um linguajar dos surfistas, bem a propósito, já que ambas surfam nessa bolha que as impulsiona cada vez mais pra cima.

Nesse particular, surgiu o Google que não tem nada de ativo, apenas coleta e processa informação e disponibiliza para a grande rede.Tem algo errado nisso?

Toda essa abordagem inicial serve apenas para contextualizar a publicação do ranking das 10 maiores marcas no mundo.

Nesse ranking das dez marcas, sete marcas são da área de tecnologia, o futuro está comprovado, agora somos zeros e uns e bits e bytes, destoa dessa lista o primeiro lugar, onde a marca que lidera o ranking fabrique o refrigerante mais consumido no mundo inventado por John Pemberton em 1885.

Veja abaixo o ranking.

1º. COCA COLA
2º. IBM
3º. MICROSOFT
4º. GOOGLE
5º. GE
6º. McDONALDS
7º INTEL
8º APLLE
9º DISNEY
10º HP

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Centro de Manaus pede socorro

O arcebispo de Manaus Dom Luiz Soares Vieira anunciou ontem (02) o cancelamento da missa dominical das 19h na Matriz. O fato determinante para o cancelamento foi a falta de segurança na área onde está localizada a Catedral de Nossa Senhora da Conceição. Triste situação para os fieis católicos que agora não podem mais dispor dessa opção dominical e por outro lado mostra a fragilidade do sistema de segurança pública em Manaus. O cancelamento da missa dominical era a pá de cal que faltava para evidenciar a falta de gerenciamento do sistema de segurança, onde não se consegue ver os policiais exercendo de fato suas obrigações de policiar as ruas e tentar passar aquela “ sensação” de segurança tão desejada pelo cidadão. Hoje, o centro histórico de Manaus, onde está localizada a Catedral é considerada área vermelha na linguagem policial, porém, mesmo com essa classificação, nota-se um completo abandono por parte do poder público, são dezenas de crimes e contravenções que acontecem nas ruas, as claras, onde os criminosos não tem mais nenhum receio da polícia. A Catedral está rodeada de bandidos que estão infiltrados nos comércios informais do terminal de ônibus, passando pelos ambulantes que tomaram as calcadas ao redor da Praça passando pelas centenas de “banquinhas” de comidas, tudo isso, temperado pelos pontos irregulares de taxis e moto taxis. O centro de Manaus pede socorro já faz algum tempo e compete ao poder público fazer a sua parte trazendo paz e segurança para a sociedade.